terça-feira, 29 de março de 2011

Meio ambiente

São José do Alegre participa do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hisdrográficas



A reunião do Fórum aconteceu na última quinta-feira (24). A parte da manhã foi marcada pelas falas do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves e da diretora geral do Igam, Cleide Isabel Pedrosa de Melo. Os CBHs receberam informações sobre a qualidade das águas no estado e as diretrizes para melhoria da gestão dos recursos hídricos. “Os desafios são a viabilização econômica para a melhoria dos sistemas de saneamento e o aumento da participação popular por meio dos fóruns democráticos, como os comitês de bacia”, explica a diretora-geral do Igam.


Aproveitando a reunião dos representantes dos CBHs o secretário Adriano Magalhães falou sobre a reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema). “A intenção é ampliar a capilaridade dos órgãos ambientais e promover ainda mais a isonomia na atuação desses órgãos”, ressaltou Chaves. “A proposta de unificação dos órgãos do Sisema, Fundação estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Igam, para formação de um instituto será encaminhada à Assembléia Legislativa para aprovação”, explicou o secretário.


(Foto: Rita Carvalho - representante de São José do Alegre no Comitê de Bacias do Sapucaí e os membros da Diretoria do CBH Sapucaí)


À tarde o foco foram apresentações técnicas. O atual presidente do CBH Mogi-guaçú/ Pardo, Antônio Carlos Sales, avaliou o evento como produtivo, “nossas expectativas foram superadas, graças à participação e adesão dos demais CBHs”, concluiu Sales. “O CBH terá nova eleição para definir a sua diretoria e nossas prioridades serão a implantação do Plano Diretor, criação de uma agência da bacia e fortificação do trabalho do comitê junto aos 28 municípios que compõem a bacia”, explicou o presidente.



O coordenador geral do Fórum de CBHs, Wilson Shimizu, ressaltou a importância da participação do secretário de Estado Adriano Magalhães nesta que foi a 17ª reunião do Fórum Mineiro de CBHs. “O Estado está aberto ao nosso trabalho, o que motiva ainda mais nossa atuação”, ressalta Shimizu. O Fórum trabalha em função das demandas dos CBHs, o foco é a discussão da política de gestão de recursos hídricos e o papel dos comitês como protagonistas da gestão descentralizada e participativa. Fonte: Renata Fernades Ascom/ Sisema

sexta-feira, 18 de março de 2011

Mercado Caminhos do Sul de Minas

“Mercado Caminhos do Sul de Minas” foi sucesso e superou expectativas
Herika Nogueira
Objetiva Comunicação Estratégica

O “Mercado Caminhos do Sul de Minas”, promovido pelo Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itajubá, aconteceu no dia 20 de Março, das 9h às 17h, na Praça Theodomiro Santiago, em Itajubá (MG), como uma das atividades comemorativas ao Aniversário de 192 Anos do município.

O Mercado foi concebido pelo Circuito Turístico como um espaço de exposição, valorização, promoção e apoio à comercialização de produtos associados ao turismo, como artesanato, agronegócio de pequeno porte, alimentos e bebidas, roteiros turísticos, etc., compreendidos de representatividade cultural e identidade regional diferenciada, resultantes dos saberes e fazeres de empresários e empreendedores do Sul de Minas.

Em sua primeira edição, o “Mercado Caminhos do Sul de Minas” superou as expectativas dos organizadores e expositores. “O Circuito Turístico foi um grande parceiro da nossa Secretaria, em especial na realização do Mercado, um encontro de empreendimentos da produção associada ao turismo de nossa região, do qual Itajubá foi pioneira. Vimos que a população adorou a idéia e que o Mercado foi um sucesso. Agradeço muito a participação do CTCSM que abrilhantou, ainda mais, o nosso evento. Hoje comprovamos que a parceria das prefeituras com o Circuito Turístico gera resultados positivos”, expressou a Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Itajubá, Fábia Izidoro.

Os encantos e belezas naturais da região estavam representados no Mercado pelos roteiros da Primata Turismo e Aventura, empresa associada ao CTCSM. “A nossa participação foi para estar junto ao Circuito Turístico, parceiro no desenvolvimento do turismo regional e na promoção dos roteiros de turismo de aventura. A participação foi bastante positiva, com vários novos contatos. Muita gente não conhecia a Primata e não sabia que em Itajubá existe uma empresa capacitada em operar roteiros turísticos, ecológicos e de aventura. A visibilidade foi ótima”, reforçou Marcelo Gesualdi, proprietário da Primata.

Para Edna Maria Santos Ferreira, representante da Oficina Gente de Fibra, empresa associada ao CTCSM que produz peças artesanais à base de fibra de bananeira, o Mercado: “Foi além das expectativas. Inicialmente achei que viéssemos mesmo só fazer uma exposição, mas vendemos bem e está sendo muito bom. Além da divulgação do trabalho, produtos e novos contatos. Pretendo participar dos outros Mercados, especialmente com os resultados positivos que tivemos”, ressaltou ela.

O Mercado também foi uma excelente vitrine de empresas, produtos e para a geração de novos negócios. “Gosto muito de trabalhar com o Circuito Turístico. Os eventos em que já participamos sempre deram muito certo e é muito harmônica a convivência. Houve comercialização, mas o trabalho da imagem é muito importante e o Mercado propiciou a visibilidade do produto e prospecção de futuros clientes”, afirmou Jaqueline Germiniani Calvo, Agroindustrial Serra Grande, produtora da cachaça Dedo de Prosa, também associada ao Circuito.


Marcos Vinícius Cantuária Carneiro, proprietário da empresa Adega Cantuária, produtora de licores caseiros artesanais, também destacou a participação no Mercado para a visibilidade de empreendimentos e produtos. “Foi ótima a participação e com uma divulgação dos produtos acima do esperado, Fechamos um grande negócio no Mercado e vários negócios futuros foram gerados. Fiquei surpreso, realmente, com a estrutura do evento, que para nós foi novo e muito positivo. Tenho interesse em participar dos próximos e recomendo que outros produtores também participem”, comentou.

A comercialização de produtos foi o ponto de superação para a expositora Rosana Santos Carnevali, proprietária do Café com Prosa, empresa associada ao CTCSM que fabrica artesanalmente pães, bolos, bolachas e quitutes, participar do Mercado: “Foi maravilhoso e superou expectativas. Vim com uma meta, com bastante variedade de produtos, que foram bem aceitos e a venda foi muito além do que eu esperava. Tivemos grande visitação e fizemos novos contatos com possibilidades de negócios futuros. Com certeza pretendo participar dos próximos Mercados”, relatou.

A visibilidade não se limitou apenas aos produtos e empresas, mas também aos municípios representados. “Os visitantes demonstraram bastante interesse nos produtos e fomos muito elogiados pela beleza, criatividade e riqueza do artesanato apresentado. Tivemos boa venda e muita visibilidade para os produtos e para Pedralva”, disse Maria Agnes Caldas Ribeiro, da empresa Cantinho da Magia, associada ao Circuito Turístico e que comercializa produtos artesanais confeccionados em parceria com a população da zona rural do município de Pedralva (MG).

O Gestor do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, Walter Santos de Alvarenga, avaliou o Mercado como um evento de sucesso. “O primeiro ‘Mercado Caminhos do Sul de Minas’ atingiu as expectativas, trazendo a identidade regional com qualidade e com a capacidade de fazer da produção associada um convite ao turismo na região. Dentro das comemorações do Aniversário de Itajubá, o Mercado estréia e acredito que, cada vez, mais teremos a ampliação do número de participantes. Os expositores demonstraram satisfação nos resultados, tanto na divulgação dos produtos como na venda imediata e geração de negócios. Foi um sucesso de público e tivemos um espaço diferenciado, conforme a crença do Circuito em que o espaço deva valorizar os produtos com status de qualidade”, expressou o idealizador do Mercado.




Além da população e visitantes de outros municípios, também prestigiaram o “Mercado Caminhos do Sul de Minas” o Deputado Estadual Ulysses Gomes, o Prefeito Municipal, Jorge Renó Mouallem e o Vice-prefeito, Laudelino Augusto, entre outras autoridades municipais e regionais. (FOTO à Esq.: Zeca Maurício, Presidente do CTCSM; Deputado Ulysses Gomes; Cássia Almeida, Diretora Mun. de Turismo; e Walter Alvarenga, Gestor do CTCSM - esq. p/ dir.)
(FOTO à Dir.: Amauri de Souza, Secretário Mun. de Esportes e Lazer; expositores do Café com Prosa; Prefeito Jorge Mouallem; Vice-prefeito Laudelino Augusto; Fábia Izidoro, Secretária Mun. de Cultura e Turismo; Cássia Almeida, Diretora Mun. de Turismo; Ricardo Bustamante e Walter Alvarenga do CTCSM - esq. p/ dir.)

O Mercado é uma das ações estratégicas do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Regional 2011-2014 do CTCSM, encaminhado à Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais – SETUR MG. Pode ser realizado nas 11 cidades conveniadas ao Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, mediante solicitação de representante do Poder Executivo, em evento de cunho turístico ou em data comemorativa de cada localidade.

Podem participar empreendedores e empresários de setores da Produção Associada ao Turismo, associados ou não ao CTCSM, pertencentes à área de abrangência do CTCSM. Para participar o interessado deve entrar em contato com o Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas. O produto será avaliado, quanto ao seu potencial de qualidade e com valores de regionalização. Empresários e empreendimentos associados ao CTCSM terão investimento diferenciado de participação.

Outros dois Mercados Caminhos do Sul de Minas já estão agendados para acontecerem nos próximos meses de 2011:

10 de Abril – Projeto Escadaria, em Belo Horizonte (Mercado Especial)
20 a 22 de Maio – Festa de Santa Rita, em Santa Rita do Sapucaí.


Itajubá, 21 de Março de 2011.

Informações:
Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas - (35) 3622.4421
http://www.caminhosdosuldeminas.com.br/

quinta-feira, 17 de março de 2011

Encontro em Brasília

Prefeito Marcelo Carvalho se reúne com o Senador Clésio Andrade

O encontro aconteceu na última terça-feira (15) e contou com a presença de mais 30 prefeitos do sul de minas . Acompanhados pelo deputado federal Diego Andrade (PR/MG) os governantes pediram a ajuda do senador para a realização de ações na área da saúde.
O prefeito de Natércia e presidente do consórcio de saúde do pólo de Pouso Alegre, José Airton Junho dos Reis, solicitou apoio para a conclusão do hospital regional deste município. Em resposta, o senador e o deputado intervieram no assunto agendando para esta quarta-feira (16) uma audiência dos prefeitos com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Investimentos

O senador Clésio Andrade, durante o encontro com os prefeitos, lamentou que Minas Gerais não venha recebendo obras estruturantes nos últimos anos, ao contrário do que se verifica pelo resto do país, onde há grandes investimentos, como na Bahia, em Pernambuco e no Rio de Janeiro. "É necessária a união de todos com enfoque no desenvolvimento regional para que se possa atrair investimentos de grande porte, geradores de emprego, renda e impostos", avaliou Clésio Andrade, que também preside a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Sest e o Senat.
Além do Prefeito Marcelo Carvalho (São José do Alegre), participaram do encontro os prefeitos de Natércia, José Airton Junho dos Reis, de Virgínia; Edson Ramos, de São Sebastião da Boa Vista; Córrego do Bom Jesus, José Fio Rodrigues da Silva; Senador Amaral, Herculano de Freitas Baião; Piranguçu, Alexandre Augusto Ramos; Gonçalves, Luiz Rosa; Careaçu, Tovar Barroso; Consolação, Paulo Costa; Cachoeira de Minas, Carlos Augusto Tenório Dionício; Florestal, Derci Ribeiro; S. José da Varginha, Márcio Eugênio.


(Fonte: Portal da CNT SEST SENAT)

terça-feira, 15 de março de 2011

Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica entra em vigor a partir de 1º de abril de 2011



A Prefeitura Municipal de São José do Alegre comunica a todos os clientes que a partir de 1º de abril de 2011, a Administração Pública direta ou indireta, inclusive empresa pública e sociedade de economia mista, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, só poderá receber mercadoria ou bem acobertado por Nota Fiscal Eletrônica – NFe.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Mesmo com chuva, ALEGRE FOLIA foi um sucesso!

Mesmo com chuva durante todos os dias de folia, o Carnaval atraiu muita gente para a Praça Nestor Daniel de Carvalho, palco da agitação Alegrense.





A programação inclui som mecânico na Praça comamandado pelo DJ Elias, matinês durante as tarde de domingo e terça-feira, desfile do Bloco do Flamengo e Futebol das "Alegretes" no último dia de Folia. Segundo a Polícia Militar não houve nenhuma ocorrência durante os dias de folia.

Parabéns aos colaboradores e foliões que fizeram um carnaval de Alegria e Paz!






quinta-feira, 3 de março de 2011

Carnaval 2011

São José do Alegre se prepara para o carnaval 2011

Os preparativos para o carnaval estão a todo vapor. Com o tema Alegre Folia, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo promete uma festa alegre e tranquila com a participação de todos. E para que tudo corra da melhor maneira possivel, a Prefeitura Municipal preparou um esquema especial de carnaval com a participação das principais secretarias municipais. Contratou uma equipe de segurança que estará atuando junto ao efetivo da Policia Militar e Conselho Tutelar.
A Secretaria de Obras e Infra-estrutura Urbana colocará o serviço de limpeza em escala de plantão durante os dias de carnaval. Haverá serviços de coleta de lixo nos dias de costume.

Saúde


Segundo dia da SEMANA DE PREVENÇÃO E SEXUALIDADE é marcado pela presença do Dr. Ricardo Melo - Médico Coordenador do CAP-DST - Itajubá

Mas afinal,o que são as DST'S?

As doenças sexualmente transmissíveis – DST são conhecidas também como:
Doenças venéreas;
Doenças sexuais;
Doenças de rua;
Doenças do mundo.
E são transmitidas principalmente durante a relação sexual. Qualquer pessoa pode pegar ou passar DST.

Durante a palestra o Dr. Ricardo apresentou e demonstrou como usar os preservativos masculino e feminino.

Ao final foram sorteadas camisetas e ditribuidos preservativos. A enfermeira Rita Duarte agradeceu a presença de todos e convidou para a palestra "Saúde do Homem e Sexualidade" que acontecerá na sexta feira dia 04/03 com a presença do Dr. Ademir Sales - Médico Urologista do Hospital de Santos - SP.

quarta-feira, 2 de março de 2011

É Carnaval em São José do Alegre

Faça um carnaval diferente!
Pular carnaval é sempre bom, mas que tal se esse
ano você valorizasse o que há de melhor nessa festa:
Paz, Amor, Felicidade e Harmonia.
A Prefeitura Municipal de São José do Alegre deseja a todos um carnaval diferente!
E lembre-se, valorize a sua vida e das pessoas à sua volta.

Se beber não dirija!

MENSAGEM DO MÊS!!!


Dê mais espaço para o novo em sua vida

Crie um espaço novo em sua vida para que coisas novas cheguem pra você!

Ou você tem aquele velho hábito de guardar tudo? Você ainda é do tipo que guarda os objetos que acredita que um dia vai precisar deles? E dinheiro? Você tem o hábito de juntar dinheiro só para não gastá-lo, pois no futuro poderá fazer falta? E roupas, sapatos, móveis, utensílios domésticos que já não usa mais? Ao guardar tudo isso, por certo você está guardando também as mágoas, os ressentimentos, raivas e medos, viu? Não faça mais isso com você, por favor!

Crie espaços novos em sua vida. Elimine o que é inútil em você e na sua vida para que a prosperidade venha! A vida vem assim quando você consegue criar espaço! Crie vazios para que as coisas novas cheguem em sua vida. Dê mais espaço para o novo, para as novas oportunidades, viu?

Os bens precisam circular! Sua energia precisa circular! A atitude de guardar um montão de coisas inúteis, pode estar amarrando a sua vida. Sabe por que? Quando você guarda alguma coisa, está considerando a possibilidade da falta, da carência, da escassez. Você não deve e não pode acreditar que amanhã poderá faltar e que você não vai ter como prover suas necessidades, viu? Não faça isso com você! Pense no melhor porque você merece o melhor!

Limpe e arrume suas gavetas, seus armários, seu guarda-roupa, aquele quartinho das tranqueiras! Dê o que você não usa mais! Venda, troque, movimente e não acumule coisas!

Dê mais espaço para o novo! Sendo assim, você estará dando duas mensagens para você mesmo: a primeira que você acredita no amanhã, no melhor. Você acredita no melhor não só para você mas para todos. A segunda é que você acredita no novo! Não se contente mais em guardar as coisas velhas e inúteis, tá?

O simples fato de dar para alguém a velha blusa, por exemplo, colocando a roupa em circulação, cria um vácuo para que algo melhor ocupe aquele espaço deixado, viu? E assim é na vida da gente: um novo compensará pelo velho. Passe a acreditar que o novo está por vir! E será melhor! Põe cor na sua existência!

Bom Dia! Bom divertimento!

(Colaboração:www.sabedoriadosmestres.com)

terça-feira, 1 de março de 2011

Segurança no Carnaval


A Cemig orienta os foliões sobre os cuidados que devem ser observados para que a população tenha um carnaval tranquilo, sem risco de acidentes.

Trios elétricos e carros alegóricos

· Os motoristas não devem trafegar sob a rede elétrica energizada, pois a altura desses veículos poderá ser maior que a dos fios elétricos.

· Observar a existência da rede elétrica e tomar cuidado para não tocá-la.

· Considerar a altura do veículo e das pessoas sobre ele em relação a fiação da rede elétrica e demais obstáculos.

Palanques para apresentação de shows

· A montagem e a desmontagem devem considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, subterrâneas.

· A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar o desprendimento e possível projeção contra a rede elétrica.

Aparelho de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas

· Não ligar aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.

· Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.

Colisão de veículos com postes da Cemig (abalroamento)

· Não sair do veículo. A pessoa poderá tomar um choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo. Se precisar sair do veículo em função de um incêndio, abrir a porta e pular com os pés juntos, o mais longe possível, sem tocar a lataria do carro.

· Não tentar socorrer as vítimas se houver fio partido. Nesse caso, acionar imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros.

Iluminação, enfeites e alegorias

· Não fazer ligação clandestina (gatos).

· Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, consultar a Cemig.

· Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica.

· Não lançar artefatos (serpentinas, confetes, entre outros) na rede elétrica, sejam metálicos ou não.

Em caso de acidentes com a rede elétrica, as solicitações de atendimento poderão ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, e a ligação é gratuita.

Aprenda a fazer os famosos cartuchos - São José do Alegre

A fúria da natureza - estragados da chuva ocorrido em 13 de julho de 2010

< embed src = " http://www.youtube.com/v/IITh1iwFy98&hl=pt&fs=1 " type = Aplicação / allowScriptAccess x -shockwave-flash = allowFullScreen " semper largura = " true = "425" height = " 344 " > < / object>

Chuva em São josé do Alegre/MG

Famosos Cartuchos da Festa de São José

Prato Fácil - Coração Crocante