quarta-feira, 31 de março de 2010

SEMANA SANTA 2010

Começa mais uma semana Santa para os Cristãos de todo o mundo, O Papa Bento XVI convoca toda a Igreja Católica a meditar nestes dias, os últimos Momentos de Jesus ao passar por este mundo, saibam que foram momentos difíceis e de muita dor porque Ele carregou sobre si as nossas dores e nossas enfermidades, aliviando os nossos sofrimentos e nos dando uma vida nova.
Cabe a cada um de nós também meditar todo este sofrimento, para que todo esse sacrifício não seja infrutífero em nossas vidas de modo particular. As programações em cada Paróquia e em cada igreja são extensas, para nos dar oportunidade de nos aproximarmos do Cristo que se entregou por nós naquela Cruz, recebendo as graças por Ele conquistadas para todo Homem.
Não perca esta oportunidade de se aproximar de Jesus, uma boa Confisão receber o sacramento da Eucaristia pelo menos no dia da Páscoa que é o ponto mais alto do cristianismo, onde comemoramos a Ressurreição de Jesus o nosso Senhor.
PARTICIPE DA SEMANA SANTA !

quinta-feira, 25 de março de 2010

1ª CAMINHADA DE FÉ

1ª Caminhada de Fé com São José

Aconteceu no último dia 19/03 (dia de São José) a primeira caminhada de Fé com São José. Os devotos logo pela madugada se concentravam na Rua Maria Lina de Jesus de onde saíram em direção a capela de Nossa Senhora de Fátima no bairro do Fundão.


Pelo caminho, muita disposição e fé.
Durante o trajeto, oração e música não faltaram pra animar os participantes que diante da beleza da natureza recebiam a inspiração para continuar.
Ao final, concentração na capela de Nossa Senhora de Fátima no bairro do Fundão e a certeza da missão cumprida.

PALESTRA

Ninguém pode voltar atrás e fazer um "novo começo" mas, qualquer um pode começar agora e fazer um "novo fim"

Aconteceu ontem no prédio da Associação Amigos Alegrenses a palestra: "O valor do sorriso na harmonia dos sentimentos".
A palestra proferida pelo cirurgião dentista, Dr. Luiz Guimarães Brandão apresentou:
- noções gerais importantes para um melhor conhecimento dos problemas bucais e sua prevenção, que pode interferir diretamente na qualidade de vida, na harmonia e no equilíbrio psicológico do indivíduo;
- a importância do sorriso ligado a auto-estima;
- fluxo vital de energia - muitas vezes, responsável pela nossa saúde ou doença (bloqueios – sentimentos guardados, reprimidos);
-técnicas de desbloqueio do fluxo energético;
- a importância fundamental do carinho no início da vida;
-a importância o poder da oração;
e finalizou falando da importância da “Família” no equilíbrio e na harmonia bio-psico-social e espiritual de cada um de nós.
Ao final as pessoas presentes aplaudiram de pé o palestrante e demonstraram o carinho e a gratidão pelas palavras proferidas.

Nota: A Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Associação Amigos Alegrenses agradecem a presença e a participação de todos.

terça-feira, 23 de março de 2010

SEMANA SANTA 2010

A Semana Santa
Sabemos bem que durante a Semana Santa, a Igreja celebra os mistérios da reconciliação, realizados pelo Senhor Jesus nos últimos dias da sua vida, começando por sua entrada mesiânica em Jerusalém.
O tempo da Quaresma se prolonga até a Quinta-feira da Semana Santa. A Missa Vespertina da Ceia do Senhor é a grande introdução ao Santo Tríduo Pascoal. O Tríduo Pascoal tem início na Sexta-feira da Paixão, prossegue com o Sábado de Aleluia, e chega ao ápice na Vigília Pascoal terminando com as Vésperas do Domingo da Ressurreição.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Avisos importantes:

1- Pedimos a todos para levarem os ramos de casa para a bênção no Domingo de Ramos;

2 - Sugerimos que todos levam velas para a procissão e cerimônias de Sexta-feira Santa e Sábado Santo;

3 - Solicitamos aos proprietários de bares que fechem seus estabelecimentos na passagem das procissões;

segunda-feira, 22 de março de 2010

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

22 de março - Dia Mundial da Água

A Assembléia Geral da ONU designou o dia 22 de Março como o Dia Mundial da Água, em 1993.

"A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação,cada região, cada cidade, cada cidadão éplenamente responsável aos olhos de todos."

Esse alerta, contido no artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos da Água, é um desafio para a humanidade.De toda a água existente no planeta, 97,5% é salgada, encontrada nos oceanos e mares, e 2,493% é doce, de difícil acesso, porque essa água doce forma as geleiras inacessíveis e está armazenada nos lençóis subterrâneos, rios e lagos. Somente 0,007% de água doce é de fácil acesso; o atual estoque mundial de água potável é de 12,5 mil km3. O Brasil detém 8% de toda água doce superficial do planeta; a maior parte, cerca de 80%, está localizada na região Amazônica. Os 20% restantes se distribuem de forma desigual pelo país, atendendo 95% da população. Se o mundo continuar no caminho do desenvolvimento predatório dos recursos naturais, a vida se tornará impossível para a humanidade, dentro de cinqüenta anos. Desde 1970 e 1995 até os dias atuais a quantidade de água disponível para cada habitante do mundo caiu de maneira preocupante, alertando até a ONU. A cada oito segundos, morre uma criança acometida de doença relacionada à água, como disenteria e cólera. No mundo, 80% das enfermidades são contraídas por causa da água poluída. Outro sinal é a carência de água, que já atinge 1,680 bilhões de pessoas, que vivem em áreas de seca permanente e não têm acesso à água limpa. Esse número deve dobrar até o ano 2025; a falta de água potável afetará metade da humanidade. Para tentar solucionar o problema de desabastecimento de água, o Banco Mundial estima a necessidade de investimentos maciços para os próximos anos. Já a ONU calcula um custo de cinqüenta dólares por pessoa e também confirma a previsão de guerras no Oriente, perto do ano 2021. Essas guerras acontecerão devido à disputa da água, não mais em razão do petróleo. A água já é parte fundamental no conflito existente entre Israel e o povo palestino. O corpo humano é constituído por 70 % de água, mas perde-a por meio da urina, do suor, dos dejetos sólidos e até pelos pulmões, na expiração. Ao deixar de beber água, uma pessoa vive só três dias, porque perde 13 litros da água do corpo e morre. A água é mais essencial à sobrevivência do que a comida. Sem alimento, uma pessoa pode resistir até quarenta dias. A população precisa atingir um grau de conscientização que implica a mudança de mentalidade e de hábitos. Se todos economizarem, os riscos de falta d'água serão retardados. A água é um recurso natural importantíssimo para todos, sem o qual seria impossível a vida do ser humano, dos animais e das plantas. Padre Marcelo Barros, monge beneditino, diz com muita propriedade:
"Devemos ser estimulados a cuidar da terra e da água,não apenas por razões políticas e circunstanciais,mas porque a fé nos torna capazes de ver,em cada fonte de água, um sinal do Amor de Deus pelo Universo".

quinta-feira, 18 de março de 2010

Prefeitura Municipal recebe visita do Colégio Pivoto

Alunos da 6ª série do Colégio Pivoto visitam a Prefeitura Municipal
Os alunos da 6ªsérie do Colégio Pivoto visitaram a Prefeitura Municipal e entrevistaram o Secretário Municipal de Administração José Adriano Pereira dos Reis. A entrevista foi pautada sobre os três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário.

O Secretário respondeu aos questionamentos dos alunos e acrescentou: é importante essa participação das crianças nos assuntos da administração, é uma forma de concretizar a maturidade política da sociedade. Por fim agradeceu aos alunos e a professora pela vista.


quarta-feira, 17 de março de 2010

Conselho Municipal de Assistência Social

Conselho Municipal de Assistência Social dá início às suas atividades em 2010
Em reunião realizada nas dependências do Prefeitura Municipal, ontem, 16/03, pela primeira vez este ano, os membros do Conselho Municipal de Assistência Social, tiveram a oportunidade de retomar seus trabalhos e planejar algumas ações para este ano. Foi apresentado um histórico de movimentação de conta contendo o saldo do Fundo de Assistência Social - IGD.
Durante a Reunião falou-se da importância de um profissional que atue diretamente no departamento de Ação Social da Prefeitura; da aplicação do recurso existente no Fundo Municipal de Assistência Social e da capacitação do Conselheiros.
Ao final, depois de debatidos e esgotados os temas em pauta, os membros do Conselho aprovaram por unanimidade todos os assunto. "O Conselho Municipal de Assistência Social é a instância local de formulação de estratégias e de controle da execução da política de assistência social, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros" disse o Secretário de Administração Adriano. Marcou-se então a próxima reunião para o dia 27/04 ( 3ª feira) na sede da Unidade Básica de Saúde "Maria Gonçalves Siqueira" onde deverá acontecer uma capacitaçao para os conselheiros.
Entre outras ações, compete ao Conselho de Assistência Social:
- Atuar na formulação e controle da execução da política de Assistência Social;
- Os conselhos de Assistência Social deliberam sobre o planejamento local de assistência social resultando no Plano Municipal de Assistência Social;
- Fiscalizar o Fundo Municipal de Assistência Social;
- Propor medidas para o aperfeiçoamento da organização e funcionamento dos serviços prestados na área de assistência social;
- Examinar propostas e denúncias sobre a área de assistência social;
- Somarem-se ao Poder Executivo na consecução da política de descentralização da assistência social;
- Atuar na política de assistência social e não na política partidária;
- Acompanhar e avaliar os serviços prestados, a nível local, na área da assistência social;
- Fiscalizar os órgãos públicos e privados componentes do sistema municipal de assistência social - Lei Municipal nº 818 de 26 de maio de 2003.

segunda-feira, 15 de março de 2010

QUARESMA

A Quaresma é o tempo litúrgico que precede e prepara a celebração da Páscoa, a principal festa cristã. É tempo de escuta da Palavra de Deus, de conversão pessoal, de recordação do Batismo, de reconciliação com Deus e com os irmãos, e de um recurso mais freqüente às "armas da penitência cristã": a oração, o jejum e a esmola (cf. Mt 6,1-6.16-18).

Embora seja um tempo penitencial, a Quaresma não é um tempo triste e depressivo. É ocasião de sermos mais dóceis à graça de Deus para derrotarmos o homem velho que atua em nós; ocasião de renunciarmos ao pecado que habita nos nossos corações e de nos afastarmos de tudo o que nos separa da vontade de Deus e, por conseguinte, da nossa verdadeira felicidade.Desde os princípios do Cristianismo, os cristãos procuraram intensificar a sua vida interior, mediante a oração e a penitência, para participarem com mais plenitude e alegria do Tríduo Pascal, "memória da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, coração do mistério de nossa salvação", nas palavras do Papa Bento XVI. Existem indícios de que, já em fins do século II, a Páscoa era precedida por alguns dias de rigorosas penitências da parte dos fiéis. De acordo com Eusébio de Cesaréia (ca. 332), autor de uma das primeiras histórias eclesiásticas de que se tem notícia, a Quaresma foi estabelecida oficialmente para toda a Igreja no século IV.A sua duração (da Quarta-feira de Cinzas ao Domingo de Ramos) inspira-se na simbologia do número quarenta na tradição da Sagrada Escritura: quarenta foram os dias que durou o dilúvio, quarenta foram os anos que o povo hebreu passou no deserto, quarenta dias Moisés e Elias passaram nas montanhas. Há ainda muitas outras passagens da Bíblia em que aparece o número quarenta, e todas estão sempre associadas à idéia de tempo de penitência. Durante a Quaresma, a Igreja "quer convidar-nos sobretudo a reviver com Jesus os quarenta dias que passou no deserto, rezando e jejuando, antes de empreender sua missão pública" (Papa Bento XVI).

Como Viver a Quaresma?
Durante este tempo especial de purificação, a Igreja propõe-nos uma série de meios concretos que nos ajudam a viver a dinâmica quaresmal e que já mencionamos acima: a oração, o jejum e a esmola.Em primeiro lugar, a oração, condição indispensável para o encontro com Deus. É no diálogo íntimo com o Senhor que o cristão deixa a graça divina penetrar no seu coração e, como a Virgem Maria, se abre à ação do Espírito com uma resposta livre e generosa (cf. Lc 1,38). Na Quaresma, devemos meditar a Palavra de Deus com mais profundidade e é conveniente levar à oração temas relacionados com a Paixão de Cristo e os próprios relatos evangélicos; também é altamente recomendável a devoção da Via Sacra. Se pudermos (e quase sempre podemos), façamos o esforço de freqüentar mais vezes os Sacramentos, especialmente o da Confissão. Não nos esqueçamos de que a Igreja também nos pede neste tempo litúrgico que rezemos mais pela conversão de todas as almas (principalmente daqueles que nos são mais próximos).O jejum e as demais mortificações que podemos fazer nas circunstâncias ordinárias da nossa vida também constituem um meio concreto de viver o espírito de Quaresma. Não devemos procurar fazer grandes penitências. O que, sim, podemos fazer é oferecer a Deus os incidentes cotidianos que nos incomodam, aceitando com alegria os contratempos que podem apresentar-se: o trânsito lento, as escadas que parecem intermináveis, a chuva inoportuna. Além disso, podemos renunciar às nossas pequenas comodidades - uma sobremesa de que gostamos mais, um assento melhor na condução, um programa de televisão - por amor de Deus. Vale lembrar que a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira da Paixão são dias em que a Igreja pede que todos os fiéis jejuem e abstenham-se de carne.Por fim, dentre as práticas quaresmais que a Igreja nos propõe, o exercício da caridade ocupa um lugar especial. É o que nos recorda São Leão Magno: "Estes dias da Quaresma convidam-nos de maneira premente ao exercício da caridade; se queremos chegar à Páscoa santificados no nosso ser, devemos pôr um interesse especialíssimo em adquirir esta virtude, que contém em si todas as outras e cobre uma multidão de pecados".A caridade deve ser vivida de maneira especial com aqueles que temos mais perto de nós, no ambiente concreto em que nos movemos. Trata-se de sorrir àqueles com quem não nos damos muito bem (talvez por nossa culpa), de aumentar o espírito de serviço, de convidar um amigo a fazer uma visita a uma família pobre, etc. Principalmente, pode ser uma oportunidade para aproximarmos de Deus os nossos familiares e amigos: esse é o maior bem que lhes podemos fazer.Também devemos ter em conta que a Quaresma é um tempo propício para lutarmos contra os nossos defeitos mais arraigados. Podemos aproveitar esta época litúrgica para crescer em conhecimento próprio, fazendo um exame mais aprofundado da nossa vida para descobrir o que nos aproxima ou afasta de Deus. Depois, marcaremos metas palpáveis de melhora e nos esforçaremos por atingi-las. Se alguma vez falharmos, recorreremos com humildade e contrição ao sacramento da Penitência e recomeçaremos com alegria. Se fizermos a nossa parte, que é lutar sempre confiantes na ajuda de Deus, Ele não deixará de nos conceder as graças necessárias para uma verdadeira conversão.

sexta-feira, 12 de março de 2010

CIDADE ADMINISTRATIVA

Inauguração da Cidade Administrativa em Belo Horizonte / MG

No dia 04 de março de 2010, dia em que Minas Gerais comemorou o Centenário do Nascimento do Ex-Presidente Tancredo Neves, o Governador do Estado Aécio Neves, Inaugurou uma nova sede do Governo de Minas Gerais.

Prédio - Minas e Gerais

Mais do que um ousado projeto arquitetônico, a obra da Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais é uma importante contribuição do Governo de Minas para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, da Capital e da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Fafá de Belém cantando o Hino Nacional

A construção da Cidade Administrativa se soma a diversas ações indutoras de desenvolvimento Definidas e executadas pelo Governador Aécio Neves, entre as Quais uma Linha Verde, a revitalização do Aeroporto Internacional Tancredo Neves ea implantação do Aeroporto Industrial, em Confins. Esse conjunto de iniciativas ainda inclui uma ampliação do Expominas, Belo Horizonte.


Com a construção da Cidade Administrativa, o Governador Aécio Neves dota de uma moderna estrutura física administração do Estado. E mais um passo importante para a Modernização Administrativa, iniciada em 2003 com o Choque de Gestão ea adoção de medidas para Tornar o Estado mais eficiente. A transferência da Administração Pública para o Centro Administrativo permitira uma implantação definitiva do Projeto Cultural Praça da Liberdade. Os prédios históricos da praça, atualmente ocupados pela estrutura de Governo, passarão um sediar espaços culturais, salas de exposição e restaurantes, formando um verdadeiro corredor cultural.


A Cidade Administrativa marcará a história arquitetônica de Minas Gerais. 0 Por um projeto é assinado dos mais renomados arquitetos do mundo, Oscar Niemeyer, que deixou seu traço no conjunto arquitetônico da Pampulha, principal cartão postal da capital mineira.
A Cidade Administrativa Consiste em um complexo de edifícios. São seis edificações principais, divididas em prédios que vão abrigar uma Sede do Governo, Secretarias de Estado, Centro de Convivência, Auditório, Prédio de Serviços, além de unidades de apoio para equipamentos, praças de alimentação e restaurantes. Ao todo, Serão mais de 270 mil metros quadrados de área construída.

Um dos 50 projetos estruturadores do Governo de Estado, a Cidade Administrativa sintetiza uma verdadeira revolução da Administração Pública Estadual. O complexo possibilitará O aumento da eficiência dos serviços públicos, Reduzindo Procedimentos burocráticos e rotinas administrativas, que se tornarão mais ágeis, criando Condições ao Funcionamento pleno da máquina pública. O Acesso dos Cidadãos um diferentes serviços públicos e setores da administração será facilitado pela localização de secretarias e órgãos no mesmo espaço físico. Com a Transferência, o Governo de Minas terá expressiva economia com aluguéis em Belo Horizonte, incluindo despesas com IPTU e taxas de condomínio.

Mais de 6.000 (seis mil) pessoas prestigiaram o Governador Aécio Neves, comparecendo à inauguração da Sede Administrativa do Governo do Estado de Minas Gerais, entre elas: o Prefeito de São José do Alegre, o Sr. Marcelo Carvalho, o Prefeito de Itajubá o SR. Mohalhen Jorge Rennó, entre outros.

terça-feira, 9 de março de 2010

PALESTRA

Secretaria Municipal de Educação e Cultura promove palestra


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Associação Amigos Alegrenses e o palestrante Dr. Luiz Guimarães Brandão faz acontecer a palestra: "A ALEGRIA DO SORRISO NA HARMONIA DOS SENTIMENTOS".


Somente através de bons SENTIMENTOS podemos CONQUISTAR a plenitude do verdadeiro SORRISO da ALMA.

A palestra acontecerá no dia 24 de março às 19 horas na sede da Associação Amigos Alegrenses (ao lado do grupo escolar).
Entrada: 1 Kilo de alimento não perecível.
Se não levar, entra da mesma forma...
"Só não vai entrar no coração e na alegria de quem deixará de receber esse alimento."

segunda-feira, 8 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

NOSSA HOMENAGEM
Dia 8 de março
O dia oito de março representa o dia das conquistas femininas, importância da comemoração da data está nas conquistas das mulheres.

Mulheres tem a delicadeza das flores,

A força de ser mãe,

O carinho de ser esposa,

Reciprocidade de ser amiga,

o dom de iluminar a todos com seu sorriso,

E o amor por ser mulher!


Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas
Parabéns!!!

terça-feira, 2 de março de 2010

LICITAÇÕES


MG - Diário Oficial do Estado - Publicações de Terceiros
27/02/2010- Câmaras Municipais e Prefeituras do Interior PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO ALEGRE - MG "Encontra-se a disposição dos interessados, no Setor de Licitações da Prefeitura Municipal, situada na Praça Nestor Daniel de Carvalho, 129, Centro, o Edital de Licitação, Modalidade Pregão Presencial nº 003/2010, ABERTURA DIA 10/03/2010, às 14 h, cujo objeto é a CONTRATAçÃO DE SERVIçOS NA AREA DE NUTRIçÃO PARA ATENDER AS SECRETARIAS DE EDUCAçÃO E SAÚDE, SENDO 20 (VINTE) HORAS SEMANAIS. O Edital completo deverá ser obtido pelos interessados na CPL, no endereço acima mencionado, de segunda a sexta, no horário de 11h30 às 17h30 ou pelo e-mail licitacao@saojosedoalegre.mg.gov.br. Quaisquer dúvidas contatar pelo fone-fax (35) 3645-1222.
MG - Diário Oficial do Estado - Publicações de Terceiros
27/02/2010- Câmaras Municipais e Prefeituras do Interior PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO ALEGRE - MG "Encontra-se a disposição dos interessados, no Setor de Licitações da Prefeitura Municipal, situada na Praça Nestor Daniel de Carvalho, 129, Centro, o Edital de Licitação, Modalidade Pregão Presencial nº. 004/2010, ABERTURA DIA 12/03/2010, às 14h(quatorze), cujo objeto é a CONTRATAçÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA REALIZAR EXAMES LABORATORIAIS DE ANÁLISES CLÍNICAS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO ALEGRE/MG. O Edital completo deverá ser obtido pelos interessados na CPL, no endereço acima mencionado, de segunda a sexta, no horário de 11:30 as 17:30 horas. Quaisquer dúvidas contatar pelo fone-fax (35) 3645-1222 ou através do e-mail licitacao@saojosedoalegre.mg.gov.br.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Prefeitura Municipal

PREFEITO MARCELO CARVALHO ASSINA CONTRATOS QUE SOMAM MAIS DE 250 MIL REAIS DE RECURSOS PARA O MUNICIPIO DE SÃO JOSÉ DO ALEGRE


O prefeito de São José do Alegre, assinou na última sexta-feira (26/02/10) dois importantes contratos com a Caixa Economica Federal, agência bancária que fará o repasse dos recursos que totalizam mais de R$250 mil reais do Governo Federal que serão investidos no municipio. Parte desses recursos serão destinados ao calçamento de ruas no bairro Morada do Sol, que através do Ministério das cidades estará repassando ao municipio R$146.950,00 e a outra parte, no valor de R$97.500,00, repassado através do Ministério do Turismo será destinada para reforma e revitalização da Praça Nestor Daniel de Carvalho.

A cerimônia de assinatura foi realizada na sede da AMASP – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí - com a presença do Superintendente Regional do Sul de Minas, da Caixa Econômica Federal, João Deom Pereira, do Prefeito Marcelo Carvalho e de prefeitos da região que também assinaram contratos de repasse para suas cidades.

Aprenda a fazer os famosos cartuchos - São José do Alegre

A fúria da natureza - estragados da chuva ocorrido em 13 de julho de 2010

< embed src = " http://www.youtube.com/v/IITh1iwFy98&hl=pt&fs=1 " type = Aplicação / allowScriptAccess x -shockwave-flash = allowFullScreen " semper largura = " true = "425" height = " 344 " > < / object>

Chuva em São josé do Alegre/MG

Famosos Cartuchos da Festa de São José

Prato Fácil - Coração Crocante