quinta-feira, 26 de novembro de 2009

EDUCAÇÃO EM FOCO

ESCOLA ESTADUAL MARIA LINA DE JESUS REALIZA I ENCONTRO SOBRE INCLUSÃO EDUCACIONAL

A inclusão social da pessoa com deficiência significa torná-las participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da Sociedade, pelo Estado e pelo Poder Público. É preciso perceber que essa inclusão dos portadores de deficiência depende do seu reconhecimento como pessoas, que apresentam necessidades especiais geradoras de direitos específicos, cuja proteção e exercício dependem do cumprimento dos direitos humanos fundamentais.


Pensando nisto a Escola Estadual Maria Lina de Jesus realizou ontem (25/11) no salão nobre da Escola o I Encontro sobre INCLUSÃO EDUCACIONAL (Alunos da Apae de Pedralva com alunos da E. E. Maria Lina de Jesus)
(Alunos da UNIPAC- Itajubá, alunos da Apae de Pedralva)


O Diretor da Escola Estadual Maria Lina de Jesus Alberto Gomes de Faria abriu o evento agradecendo a presença de todos e pediu às especialistas da Escola que distribuíssem uma camiseta para cada participante. Em seguida falou da importância das parcerias e passou a palavra para a Inspetora Escolar Ana Tereza Paixão.

(Inspetora Ana Tereza e Secretaria Municipal Rita Maria exibem suas camisetas)

Na sequência tivemos a apresentação dos alunos da Apae de Pedralva que contagiou a todos.

Para haver educação inclusiva é necessário entender a indispensável interlocução entre escola regular e escola especial, de forma que seja construída uma parceria global, possibilitando organizar serviços de apoio mútuo. Esso é primordial nos momentos de transição de um modelo educacional para outro, se concretizando mediante a sua inclusão em eventos de planejamento, avaliação e monitoramento da ação pedagógica de ambas as modalidades de ensino. Outra grande contribuição ficará a cargo de professores e gestores educacionais, assumindo o compromisso na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos aos alunos portadores de deficiência e/ou que apresentem alguma necessidade especial momentânea.
(Algumas pessoas da comunidade presente)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Vacinação contra Meningite C acontecerá no sábado, dia 28


Crianças menores de 2 anos serão vacinadas gratuitamente

O dia "D" da campanha de vacinação contra miningite acontecerá em todo estado de Minas Gerais no sábado, dia 28 de novembro. Em São José do Alegre, as vacinas estarão disponíveis na Unidade Básica de Saúde Maria Gonçalves Siqueira, localizada na Rua da Saudade ( em frente ao Leandro's Bar) das 8 às 17 horas.
Saiba mais sobre a Miningite C
Quando falamos de meningite há a considerar o fato de esta ser viral ou bacteriana, pois quando viral e devidamente tratada não apresenta maiores riscos. Já a meningocócica C é do tipo bacteriano e é transmitida diretamente de uma pessoa para outra. O tempo que a meningite C leva incubando vai de um até três dias o que faz com que aumente a gravidade de sua incidência. A meningocócica C é um tipo de infecção que felizmente não se vê com tanta freqüência, mas quando ela aparece causa temor a quantos sabem de sua ocorrência, pois ela é a causa de doenças muito graves como é o caso da meningite que é a infecção de membranas que revestem o cérebro e também da septicemia que é quando a infecção se generaliza comprometendo vários órgãos. Fique Alerta, pois qualquer pessoa pode ser infectada por esta bactéria, mas especialmente as crianças antes de completarem um ano são muito vulneráveis e também finais da fase de adolescência são os que correm maior risco embora a meningite possa atacar em qualquer faixa etária.
Sintomas
Os primeiros sintomas da meningite C são: nuca com rigidez, febre, dor de cabeça. Não Esqueça que estes sintomas podem facilmente ser confundidos com os sintomas de uma gripe e se a doença não for rapidamente detectada e receber o tratamento devido, este pode acabar não tendo eficácia. Além destes já citados, outros sintomas como: sensibilidade muito grande a luz, mente confusa, manchas pela pele do tipo hematoma e que não desaparece mesmo pressionada, são também sintomas que surgem nas pessoas com meningite C. Se uma criança apresentar sintomas como estes, trate de ser Rápido e Esperto,não perca tempo e procure contato imediato com o médico. A verdade é que a doença é muito grave para que você perca tempo e por isso se ficar indeciso com os sintomas, o melhor é deixar o medico diagnosticar. Não coloque a vida de uma pessoa em risco.
Conseqüências e prevenção
Embora detectada de maneira rápida e iniciado o tratamento, ainda assim existe um grande risco de vida e isto pode acontecer em questão de muito pouco tempo por isso esta é uma preocupação constante da Área Saúde uma vez que mesmo dentre os que se salvam as marcas da doença são trágicas, pois um a cada cinco sobreviventes da meningite meningocócica carregam pelo resto de suas vidas as seqüelas deixadas pela doença e que podem ser: lesões cerebrais, amputações de membros, surdez, cicatrizes permanentes.
A boa noticia é que hoje já podemos nos prevenir contra a Meningite C, pois existe uma vacina que vem sendo usada desde 1999 que pode dar proteção e segurança a família. As vacinas antigas davam proteção por pouco tempo e não podiam ser dadas a crianças com menos de dois anos, justamente as que correm riscos maiores. A vacina que tem hoje oferece proteção aos bebes desde os dois meses de idade.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Romeiros visitam o Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Milhares de devotos visitam o Santuário de Aparecida todos os anos e entre eles estão os romeiros de São José do Alegre que todo ano se reúnem e caminham com fé e devoção para visitar a Basílica de Aparecida.
Muitos ascendem velas, pagam promessas e rezam aos pés da imagem da santa que está exposta no interior da Basílica Nacional de Aparecida.

Aqui a foto da concentração de costume na pracinha ao lado da casa do senhor Avelino.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

PREFEITO MARCELO CARVALHO REÚNE COM OS VEREADORES PARA DISCUTIR ESGOTAMENTO SANITÁRIO


O Chefe do Poder do Executivo, reuniu-se ontem (18/11) com os membros do Poder Legislativo local e representantes da COPASA/MG para discutir o sistema de esgotamento sanitário do município de São José do Alegre. A reunião aconteceu no prédio da Escola Municipal Coronel José Barbosa de Carvalho às 18:00 e contou com a presença dos vereadores: Jorge de Oliveira Waldomiro, Paulo Sérgio da Silva, José Hamilton Cipresso Cintra, Benedito Rodrigues Vicente, Fabiana Gomes, Donizete Gomes da Silva, Maria Helena Carvalho Santana e Élison Rodrigues de Souza. Estiveram presentes também o gerente distrital da COPASA/MG Tales Augusto de Noronha Mota, a senhora Milene Maragom Feitoza, o senhor Gideom Altino da Silva e o secretário municipal de Administração José Adriano Pereira dos Reis.

Durante a reunião, o senhor Tales Augusto explanou um pouco da história da COPASA/MG e enfatizou que, é um dos exemplos do esforço do Governo de Minas Gerais em melhorar a infra-estrutura e as condições de saúde no Estado, assumindo papel decisivo na retomada do desenvolvimento econômico e social dos mineiros. Falou também sobre a preocupação com o meio ambiente e a necessidade de se fazer o tratamento. Durante a reunião foram feitos vários questionamentos pelos presentes que ao final demonstraram total interesse e preocupação com a situação.
São José do Alegre já assinou durante o mês de junho deste ano o Contrato de Programa que, nos termos do estabelecido no convênio de Cooperação de 29 de julho de 2008, entre si celebram o Estado de Minas Gerais, o município de São José do Alegre e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA MG, para prestação de serviços públicos de Abastecimento de água, conforme autorizado pela Lei Municipal nº 894/2008.
A intenção agora é, com autorização do Legislativo, assinar outro contrato para o esgotamento sanitário.



quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Capacitação

São José do Alegre participa do Programa Gestur em Lavras

Estiveram em Lavras para a capacitação do GESTUR, oferecida pela Federação dos Circuitos Turísticos - FECITUR com patrocínio da SETUR MG, dia 09 de novembro último ( segunda feira), os representantes do município de São José do Alegre, a sra. Rita Maria Carvalho Gonçalves, a sra. Joana Marins de Andrade Coutinho e a sra. Maria Helena Carvalho Santana e mais os municípios de Delfim Moreira, Piranguçu, Piranguinho e Santa Rita do Sapucaí e integrantes do Circuito Caminhos do Sul de Minas.
O Programa GESTUR, contou também com a participação de representantes dos Circuitos Turísticos das Águas, Vale Verde e Quedas D’água, Terras Altas da Mantiqueira, Montanhas Mágicas da Mantiqueira, secretários municipais, prefeitos e turismólogos.
As palestras abordaram temas importantes sobre a regionalização do turismo, políticas públicas do turismo, ICM turístico, constituição e funcionamento do COMTUR – Conselho Municipal do Turismo, FUMTUR – Fundo Municipal do Turismo, Marketing do Turismo local e Plano Municipal do Turismo. Os participantes receberão certificados.
O evento promoveu a sensibilização e capacitação dos agentes participantes, e iniciará a nova política de turismo do Governo do Estado, preparando Minas para os dois grandes eventos que o Brasil sediará: a copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016.



terça-feira, 17 de novembro de 2009

Empreendedorismo

CLINICAS TECNOLÓGICAS ORIENTAM ARTESÃOS DE SÃO JOSÉ DO ALEGRE

O Sebrae, parceiros e a administração municipal disponibilizam hoje (18/11/2009) atendimento e capacitação gratuita para atenuar as principais dificuldades dos artesãos do município de São José do Alegre, proporcionando maiores chances de continuidade e desenvolvimento dos negócios.
Tem sido cada vez mais essencial para o empreendedor a busca de informações e conhecimento sobre o seu negócio para garantir a sobrevivência das atividades comerciais do empreendimento.

As palestras acontecerão no prédio da biblioteca pública municipal ( terminal rodoviário) nos seguintes horários: 10:00hs; 14:00hs; 16:30hs e as 19:00hs com os seguintes temas: DESIGN DE ARTESANATO E ARTESANATO TEXTIL.

O que é?
É o ambiente que proporciona a interação pessoal do cliente com especialistas, com hora marcada, e em pequenos grupos de no máximo 10 participantes.

Objetivo

Prestar serviços de consultoria personalizada coletiva, com a duração de até 2 horas por tema, fornecendo soluções sob medida para problemas específicos de produtos e processos das micro e pequenas empresas e empreendedores com interesses comuns.

Benefícios
  • Oportunidade de solucionar dúvidas técnicas e específicas da empresa, através da análise de especialisatas

  • Oportunidade de entrar em contato com especialistas e empresários em diversas áreas do seu interesse

  • Informações estratégicas para o seu negócio.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Planejamento Turístico


Planejamento Turístico é iniciado em São José do Alegre com a participação da comunidade

Planejar é o processo que se destina a produzir um ou mais futuros desejados. Seguindo este parâmetro, para planejar é necessário definir políticas e processos de implementação de equipamentos e atividades e seus respectivos prazos.
Um planejamento turístico deve maximentar os benefícios sócio-econômicos e minimizar os custos, visando o bem estar da comunidade receptora e a rentabilidade dos empreendimentos do setor.
A atividade turística possui, como a maior parte das atividades econômicas e sociais, a capacidade de promover impactos de ordem positiva e negativa. È baseado nisto que, diversos estudiosos vem se preocupando em tornar pública a importância da preservação e do planejamento, de forma concreta e permanente.

Pensando nisso a administração municipal em parceira com a Adectur iniciaram no último dia 04 (4ª feira) na Associação Amigos Alegrenses o Planejamento turístico participativo do Município. Com a presença do Gestor do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, Walter Santos de Alvarenga, 60 pessoas ligadas direta ou indiretamente a área de turismo (artesãos, taxistas, comerciantes, vereadores, proprietários de atrativos turísticos, promotores de eventos, entre outros) reuniram-se na associação Amigos Alegrenses para dar continuidade as ações iniciadas em agosto e discutir Ações e estratégias para o desenvolvimento da atividade turística em 2010. Quatro grupos foram formados de forma aleatória e cada um propôs uma meta, com objetivos e ações para o ano de 2010. Os trabalhos terão continuidade nos dias 01 e 02 de dezembro onde os grupos se reunirão individualmente com o Gestor do Circuito Caminhos do Sul de Minas e a Chefe de Departamento de Educação e Cultura, Joana Marins, responsável pelo turismo no município, para fecharem o planejamento e pensar em novas estratégias para o próximo ano. A realização de um planejamento para a atividade turística no município é umas das exigências que os municípios terão que cumprir para se habilitar ao recebimento do ICMS turístico que passará a vigorar em 2011.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Atividade física na 3ª idade

Terceira Idade - Envelhecimento e suas relações com uma atividade física




Durante o processo do envelhecimento temos alterações fisiológicas e em nossas capacidades físicas:
- Redução da força.
- Redução do volume muscular.
- Aumento do tecido não contrátil (gordura e tecido conectivo) no músculo.
- Redução na área de secção transversa do músculo esquelético, tem início aos 25 anos e se torna mais pronunciada a partir da 5 década de vida.
- As fibras tipo II, com o envelhecimento, reduzem em tamanho enquanto que as fibras do tipo I permanecem praticamente inalteradas.
- A Redução da área de secção transversa do músculo também se dá às custas da Redução do número de fibras ao longo do processo de envelhecimento.
- O envelhecimento parece provocar Redução nenhum número tanto de fibras do tipo I como do tipo II.
- Com o envelhecimento ocorre também uma Redução nenhum número de unidades motoras. Esse fenômeno parece ser Resultante da perda de neurônios motores alfa da medula espinhal com subseqüente degeneração de seus neurônios em contra partida as unidades motoras remanescentes Aumentam de tamanho.
- Capacidade reduzida em nenhum idoso Gerar força em alta velocidade (potência).
- Vários estudos Têm relacionado a Redução da força muscular um uma maior suscetibilidade a quedas, fraturas e dependência do idoso.
- Parte da Redução da Capacidade aeróbia (50%) no idoso tem Sido attribute uma sua perda de massa muscular.

ATIVIDADE FÍSICA E LONGEVIDADE
Um dos aspectos mais fascinantes que tem sido motivo de várias pesquisas é a relação entre o exercício e a longevidade. Os estudos têm demonstrado que os indivíduos fisicamente ativos apresentam menor deterioração da aptidão física. Paffenbarger acompanhou aproximadamente 14.000 ex-alunos de Harvard, por 22 anos, e observou que os indivíduos que pararam de praticar esportes tiveram 35% de incremento no risco de morte sobre aqueles que continuaram sedentários. Porém aqueles que começaram a praticar esportes experimentaram índice 21% menor de morte que aqueles habitualmente sedentários. Aqueles que se tornaram mais ativos experimentaram um índice 28% menor de morte e os que sempre se mantiveram ativos, um índice 37% menor que os que nunca fizeram exercícios vigorosos. Com a mesma amostra dividida em três grupos de acordo com a energia gasta em atividades como caminhar, subir escadas e praticar esportes, o autor achou um incremento na expectativa de vida maior nos indivíduos que eram mais jovens quando entraram no estudo e nos mais ativos (2.000 cal/sem) quando comparados aos menos ativos (500 kcal/sem) e moderadamente ativos (501-1.999 kcal/sem). 0 aumento na expectativa de vida quando os mais ativos foram comparados aos pouco ativos foi em média de 2,51 anos para indivíduos de 35-39 anos de idade no início do estudo e de 0,42 anos nos indivíduos de 75-79 anos. Um dado também interessante foi o fato de que a porcentagem de indivíduos maiores de 80 anos foi maior entre indivíduos mais ativos (69,7%) do que nos menos ativos (59,8%). Evidências epidemiológicas mais recentes16 com 5.567 homens de 40 a 59 anos de idade sustentam que o hábito de realizar atividades físicas leves ou moderadas reduz a taxa de mortalidade total e a de mortalidade por causa cardiovascular em homens de idade avançada.
Fonte:( Texto transcrito do artigo - VIDA ATIVA PARA O NOVO MILÊNIO - do Dr. VICTOR MATSUDO - Revista Oxidologia set/out: 18-24, 1999 - Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul - Programa Agita São Paulo. )

Participe você também dos nossos encontros. Eles acontecem toda 4ª feira na praça Nestor Daniel de Carvalho às 08:00.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

São José do Alegre recebe bonecos gigantes de Brasópolis


BONECOS GIGANTES DE BRASÓPOLIS SE APRESENTAM EM SÃO JOSÉ DO ALEGRE

Os bonecos gigantes de Brasópolis se apresentam em São José do Alegre no dia 14 de novembro.
A apresentação é uma parceria da Oficina Roda Terra de Brasópolis com a Secretaria Municipal de Educação e apoio da Prefeitura Municipal.
O Projeto dos Bonecos Gigantes de Brasópolis em parceria com a Petrobrás Cultural e o Ministério da Cultura promove o resgate das tradições regionais e contribui para a inovação das manifestações populares através de uma linguagem cênica dinâmica, criativa e de qualidade.
Após desfilarem pelas ruas da cidade, será realizada na quadra de esportes municipal ( ao lado do terminal rodoviário) às 8:30 uma oficina de construção de bonecos de sucatas para os alunos das escolas municipal e estadual.

Como surgiram os bonecos

No carnaval de 2001, Gustavo Noronha, ex-integrante do Giramundo Teatro de Bonecos, reuniu com amigos e criou quatro bonecos: um caipira, um torcedor, um mosqueteiro e um dragão, que media quinze metros de comprimento. Os bonecos encantaram a cidade e, desde então, o carnaval da Brasópolis passou a ter uma festa especial: pessoas fantasiadas desfilam junto aos bonecos ao som de marchinhas.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

MENSAGEM DO MÊS!!!


Pegadas na Areia
Uma noite eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor.
E através do Céu, passavam cenas de minha vida.
Para cada cena que passava,
percebi que eram deixados
dois pares de pegadas na areia
Um era o meu e o outro era do Senhor.
Quando a última cena de minha vida passou diante de nós,
olhei para trás e notei que muitas vezes
no caminho da minha vida havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis
e angustiantes do meu viver.
Isso aborreceu-me deveras e perguntei
- Senhor, Tu me disseste que uma vez que eu resolvi Te seguir,
Tu andarias sempre comigo, todo o caminho.
Mas notei que durante as maiores dificuldades do meu viver
havia na areia dos caminhos da vida, apenas um par de pegadas.
Não compreendo Senhor
porque nas horas que mais necessitava de ti.
Tu me deixastes.Tu me abandonastes.
- Minha preciosa filha.
Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua provação e do teu sofrimento.
Quando vistes na areia apenas um par de pegadas,
foi exatamente aí que:EU TE CARREGUEI EM MEUS BRAÇOS !!!
Bom dia, Boa Semana!!!

Aprenda a fazer os famosos cartuchos - São José do Alegre

A fúria da natureza - estragados da chuva ocorrido em 13 de julho de 2010

< embed src = " http://www.youtube.com/v/IITh1iwFy98&hl=pt&fs=1 " type = Aplicação / allowScriptAccess x -shockwave-flash = allowFullScreen " semper largura = " true = "425" height = " 344 " > < / object>

Chuva em São josé do Alegre/MG

Famosos Cartuchos da Festa de São José

Prato Fácil - Coração Crocante