quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Cultura

Conferência Municipal destaca necessidade de profissionalização da cultura



Aconteceu no último sábado, 17/10, no Universitas, a II Conferência Intermunicipal de Cultura, que reuniu representantes de mais de dez municípios em Itajubá. Participaram da abertura a Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Itajubá, Fábia Izidoro; o vereador Paulino Abranches; o diretor secretário da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (FECITUR), José Maurício Carneiro da Silva e o presidente da Agência de Desenvolvimento do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, Cleber Marinho da Cruz.
A Conferência abordou cinco eixos temáticos que deverão nortear os municípios no atendimento às orientações do Ministério da Cultura para a implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC). São eles: a produção simbólica e a diversidade cultural, com foco na produção de arte e bens simbólicos, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação; cultura, cidade e cidadania, focando o município como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, além da garantia de direitos e acesso a bens culturais; cultura e desenvolvimento sustentável, com foco na importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento; cultura e economia criativa, tendo esta como estratégia de desenvolvimento; e a gestão e institucionalidade da cultura, visando fortalecer a ação do Estado e a participação social no campo da cultura.
Divididos em cinco grupos, os participantes definiram dez propostas de políticas públicas culturais que deverão atender as necessidades dos municípios. Eles destacaram a necessidade de profissionalizar a cultura nas 13 cidades que compõem o Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas. “Temos que organizar os artistas de todos os segmentos por meio de associações, ONG’s ou cooperativas para estarmos mais estruturados na busca de recursos disponibilizados pelo Estado ou União”, destacou a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Fábia Izidoro.
As propostas elaboradas serão enviadas à Secretaria de Estado de Cultura até o fim da semana. Foram eleitos dois representantes do poder público e três do setor privado para representar os municípios na Conferência Estadual de Cultura, ainda sem data prevista.
(Fonte: (NS) Boletim Semanal - Satisfação n 011)

QUALIFICAÇÃO

O Município de São José do Alegre participa do Programa Qualitur da FECITUR




São José do Alegre participa do Programa QUALITUR da FECITUR (Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais). O objetivo deste projeto é aperfeiçoar profissionais ligados a cadeia turística das cidades que foram contempladas. Os cursos estão sendo ministrados pelo SENAC – Itajubá no período de 13 de outubro a 13 de novembro das 19:00 as 22:00h. O Circuito Caminhos do Sul de Minas foi contemplado com o Projeto Qualitur da Fecitur com 25 vagas em 3 cursos ministrados pelo SENAC. Os municípios receberam 2 vagas gratuitas para os cursos de Qualidade na Manipulação de Alimentos, Organização e Promoção de Eventos e Qualidade no atendimento ao Turista. O curso de Manipulação de Alimentos aconteceu entre os dias 13 e 23 de outubro e contou com a participação de 3 pessoas de São José do Alegre (Rita, Gislene e Graziele).

Nossa equipe parabeniza os responsáveis por mais esse evento de capacitação.



(Para participar dos cursos o candidato deverá se inscrever na Prefeitura Municipal e apresentar no ato da inscrição os documentos de Identidade, CPF, não ser menor de 16 anos e escolaridade mínima do ensino fundamental completo.)

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

LEI ANTI - FUMO

Está em vigor em São José do Alegre a Lei que proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro derivado de tabaco em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados. Entre os locais de proibição estão ambientes de trabalho, estudo, de lazer, de esporte, hotéis, pousadas, áreas internas de bares e restaurantes, casas noturnas, bibliotecas, escolas, veículos públicos ou privados de transporte coletivo, viaturas oficiais de qualquer espécie e táxis. Os locais onde a Lei proíbe fumar, deverão afixar aviso de proibição, em pontos de ampla visibilidade, com indicação da proibição e das sanções aplicáveis (Artigo 1º § 2º). Os responsáveis pelos recintos que trata esta Lei deverão cuidar, proteger e vigiar para que a Lei seja cumprida em seu estabelecimento, caso seja omisso o mesmo ficará sujeito as sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. A Lei nº943/2009 sancionada pelo Executivo é de autoria da mesa diretora da Câmara Municipal (Jorge de Oliveira Waldomiro - Presidente, Paulo Roberto da Silva - Vice - presidente e Maria Helena Carvalho Santana - Secretária). Leis semelhantes a esta já estão em vigor em vários municípios do país.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Previsão do tempo/Defesa Civil

Frente fria avança e traz chuvas para a região sudeste


A estação das chuvas já começou e a defesa civil alerta para as pancadas de chuva fortes que são comuns nessa época do ano.

A previsão do tempo hoje é de que uma forte área de instabilidade está passando sobre o Estado de São Paulo. Esse sistema veio do Paraná e chegou a capital paulista por volta das 05:00 da manhã, após uma outra que passou pela cidade por volta das 03:30. A estabilidade sai momentaneamente da capital paulista, mas pode voltar à tarde. A chuvarada ainda deve persistir sobre o norte paulista e sobre o Vale do Paraíba e Mantiqueira, além do litoral norte. Há risco de temporal forte também o dia todo na Grande Belo Horizonte, no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas, na Zona da Mata e no Estado do Rio e São Paulo.

Em caso de desastres, a Defesa civil orienta como agir, mas existem coisas que só você, que vive perto do problema pode fazer. Saiba como agir no caso de inundações:

Há vários tipos de inundações:

- Inundações repentinas, bruscas ou enxurradas, que ocorrem em regiões de relevo acentuado, montanhoso, como na região Sul do País. Acontecem pela presença de grande quantidade de água num curto espaço de tempo. São freqüentes em rios de zonas montanhosas com bastante inclinação, vales profundos e muitas vezes as águas de chuva arrastam terra sem vegetação devido aos deslizamentos nas margens dos rios. A grande quantidade de água e materiais arrastados representam, à medida que escoam, grande poder destruidor. Chuvas fortes ou moderadas, mas duradouras (intensas), também podem originar inundações repentinas, quando o solo esgota sua capacidade de infiltração.

- Inundações lentas ou de planície. Nas enchentes, as águas elevam-se de forma paulatina e previsível; mantêm-se em situação de cheia durante algum tempo e, a seguir, escoam-se gradualmente. Normalmente, as inundações são cíclicas e nitidamente sazonais. Exemplo típico de periodicidade ocorre nas inundações anuais da bacia do rio Amazonas. Ao logo de quase uma centena de anos de observação e registro, caracterizou-se que, na cidade de Manaus, na imensa maioria dos anos, o pico das cheias ocorre em meados de junho.

- Inundações em cidades ou alagamentos. São águas acumuladas no leito das ruas e nos perímetros urbanos, por fortes precipitações pluviométricas, em cidades com sistemas de drenagem deficientes.Nos alagamentos, o extravasamento das águas depende muito mais de uma drenagem deficiente, que dificulta a vazão das águas acumuladas, do que das precipitações locais.O fenômeno relaciona-se com a redução da infiltração natural nos solos urbanos, a qual é provocada por: compactação e impermeabilização do solo; pavimentação de ruas e construção de calçadas, reduzindo a superfície de infiltração; construção adensada de edificações, que contribuem para reduzir o solo exposto e concentrar o escoamento das águas; desmatamento de encostas e assoreamento dos rios que se desenvolvem no espaço urbano; acumulação de detritos em galerias pluviais, canais de drenagem e cursos d´água; insuficiência da rede de galerias pluviais.

Danos

No Brasil, muitas pessoas morrem anualmente pelas inundações. Outras perdem todo o patrimônio familiar alcançado com muitos anos de trabalho e esforço. É comum a combinação dos dois fenômenos - enxurrada e alagamento - em áreas urbanas acidentadas, como ocorre no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em cidades serranas. Em cidades litorâneas, que se desenvolvem em cotas baixas, como Recife e cidades da Baixada Fluminense, a coincidência de marés altas contribui para agravar o problema.Os alagamentos das cidades normalmente provocam danos materiais e humanos mais intensos que os das enxurradas.
Perguntas freqüentes.

1- O que a prefeitura pode fazer?

Elaborar o Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal, onde serão identificadas as áreas de risco e estabelecidas as regras de assentamento da população. Pela Constituição Federal (art.138), esse Plano é obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes. Fiscalizar as áreas de risco, evitando o assentamento perigoso em ÁREAS INUNDÁVEIS. Aplicar multas, quando o morador não atender as recomendações da Prefeitura. Elaborar um plano de evacuação com um sistema de alarme. Todo morador deve saber o que fazer e como fazer para não ser atingido. Implantar o esgotamento de águas servidas e a coleta do lixo domiciliar. Indicar quais áreas estão seguras para a construção, com base no zoneamento; Como a maioria das cidades brasileiras está próxima aos vales e margem dos rios é importante o planejamento, a legislação e a fiscalização.

2- O que devo fazer ao verificar os riscos de alagamento da cidade?

Não deixe crianças trancadas em casa sozinhas; Mantenha sempre pronta água potável, roupa e remédios, caso tenha que sair rápido da sua casa; Conheça o Centro de Saúde mais próximo da sua casa, pode ser necessário; Avise aos seus vizinhos sobre o perigo, no caso de casas construídas em áreas de risco de deslizamento. Avise, também, imediatamente ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil; Convença as pessoas que moram nas áreas de risco a saírem de casa durante as chuvas; Avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil sobre áreas afetadas pela inundação;

3- Posso levar os objetos pessoais mais importantes?

Antes de tudo, salve e proteja sua vida, a de seus familiares e amigos. Se precisar retirar algo de sua casa, após a inundação, peça ajuda à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros; Coloque documentos e objetos de valor em um saco plástico bem fechado e em local protegido;

4- Se a inundação for inevitável como devemos nos preparar para enfrentá-la?

Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de uma inundação; Desconecte os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos circuitos nas tomadas; Não construa próximo a córregos que possam inundar; Não construa em cima de barrancos que possam deslizar, carregando sua casa; Não construia embaixo de barrancos que possam deslizar, soterrando sua casa; Feche o registro de entrada d`água; Retire todo o lixo e leve para áreas não sujeitas a inundações; Feche bem as portas e janelas.

5- Há perigos de choque elétrico em equipamentos que foram molhados na inundação?

Sim. Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.

6- Como podemos colaborar para evitar inundações?

Jogue o lixo no lixo. Não jogue lixo em terrenos baldios ou na rua. Não jogue papel e lixo na rua; Não jogue sedimentos, troncos, móveis, materiais e lixo que impedem o curso do rio, provocando transbordamentos; Não jogue lixo nos bueiros (boca de lobo), para não obstruir o escoamento da água; Limpe o telhado e canaletas de águas para evitar entupimentos;

7- É uma boa diversão para as crianças brincar nas águas de inundação. Existe perigo nisso?

Sim. Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose;

8- O que devemos fazer após a inundação?

Enterre animais mortos e limpe os escombros e lama deixados pela inundação; Lave e desinfete os objetos que tiveram contato com as águas da enchente; Retire todo o lixo da casa e do quintal e o coloque para a limpeza pública; Veja se sua casa não corre o risco de desabar; Raspe toda a lama e o lixo do chão, das paredes, dos móveis e utensílios; Cuidado com aranhas, cobras e ratos, ao movimentar objetos, móveis e utensílios. Tenha cuidado com cobras e outros animais venenosos, pois eles procuram refúgio em lugares secos.

9- Que cuidados devemos ter com a água?

Nunca beba água de enchente ou inundação; Não beba água ou coma alimentos que estavam em contato com as águas da inundação.
- Água para Consumo Humano: pode ser fervida ou tratada com água sanitária, na proporção de 2 gotas de água sanitária para 1 litro de água ou tratada com hipoclorito de sódio, na proporção de 1 gota de hipoclorito para 1 litro de água. Nos dois casos, deixar em repouso por 30 minutos para desinfetar.

- Água para limpeza e desinfecção das casas, prédios ou rua deve ter a seguinte dosagem: 1 litro de hipoclorito de sódio para 20 litros de água ou 1 litro de água sanitária para 5 litros de água.
Ferva a água ou use 1 gota de hipoclorito para 1 litro de água; Lave os alimentos com água e hipoclorito.

(Fonte:www.defesacivil.gov.br )

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

INFORMATIVO


Ventos de até 77km/h causaram desligamentos em 25 cidades do Sul de Minas

Vendaval derrubou árvores, galhos e objetos sobre a rede de energia e deixou 270 mil consumidores sem luz na região

O vendaval que passou pelo Sul de Minas na tarde desta segunda-feira, 12/10, com rajadas de vento que chegaram a atingir 77 km/h, provocou danos à rede elétrica em pontos espalhados ao longo de todo o sistema sul. Durante a tarde e noite de ontem, a Cemig realizou 771 atendimentos emergenciais (568 urbanos e 203 rurais), em decorrência do vendaval.
Mais de 270 mil pontos de consumo ficaram sem luz quando árvores, galhos e objetos caíram sobre as redes de energia, nas cidades de Jacutinga, Ouro Fino, Caldas, Borda da Mata, Botelhos, Campestre, Bandeira do Sul, Muzambinho, Nova Rezende, Ipuiuna, Bom Repouso, Tocos do Mogi, Pouso Alegre, Poço Fundo, Monte Sião, Itajubá, Piranguinho, Maria da Fé, Varginha, São Lourenço, Santa Rita do Sapucaí, Conceição dos Ouros, Guaxupé, Guaranésia e Machado. O vendaval atingiu 3 linhas de transmissão de 138 mil volts e 17 alimentadores, estruturas responsáveis por levar a energia fornecida pela Cemig até as cidades da região.
A Cemig reforçou o número de equipes, buscando restabelecer o sistema com agilidade e segurança para a população. Na manhã de hoje foram realizados mais 2.990 serviços emergenciais decorrentes do vendaval, principalmente na área rural destes municípios. As equipes da Cemig continuam trabalhando para restabelecer totalmente o fornecimento de energia, que deve ser concluído até a tarde de hoje, para 2.564 consumidores que ainda estão desligados.
Em situações atípicas como esta, a Cemig prioriza o atendimento às ocorrências que envolvam a segurança da população (como cabos partidos), áreas de maior concentração de pessoas e regiões onde estão instalados serviços essenciais (hospitais, delegacias de polícia etc.).


Informações/fonte:
Gerência de Planejamento e Acompanhamento do Relacionamento
Comercial com Clientes de Distribuição
Contato: Fátima Valias – valias@cemig.com.br
Telefones: (35) 32199342 (35) 99686052

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

FESTA DE NOSSA SENHORA SE APROXIMA
Acontecerá no próximo final de semana (09,10,11 e 12 de outubro) a festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A festa que já é tradição no município de São José do Alegre promete ser animada e terá entre outras atrações a tradicional cavalgada de Nossa Senhora Aparecida saindo de Olegário Maciel às 10:45 horas. Teremos ainda Show com Beto e Banda e barraca com bebidas, salgados e o sorteio de prendas e assados.
A festa começa na sexta-feira (09/10) com a santa missa e Ladainha de Nossa Senhora na Igreja Matriz e logo após funcionamento da quermesse com leilão de prendas e assados. Confira a programação:



terça-feira, 6 de outubro de 2009

MENSAGEM DO MÊS!!!

Chore um choro que lava, purifica, perdoa e dispersa o que está atrapalhando

Sinta-se vivo! Vá ao encontro dos seus sentimentos!
Permita-se experimentar todas as suas emoções!
Todos os seus sentimentos são válidos, sabia? Pra que ficar reprimindo, escondendo e impedindo que os sentimentos venham 'a tona? Vivencie mais os seus sentimentos, deixando-os emergir. Permita-se chorar, sentir, sonhar, sorrir....
Emocione-se com tudo isso o que está acontecendo em sua vida! É natural sentir assim como é natural expressar as sensações e emoções!
Pare de ter receio ou vergonha de expressar seus sentimentos. Ou você é do tipo que ainda não se permite emocionar-se por medo de ser dominado pelas emoções e perder o controle? Respeite mais o seus sentimentos, suas emoções! Quanto mais você se permitir vivenciar os sentimentos, mais rápidos eles desaparecerão. O inverso também ao verdadeiro: quanto mais se opõe a eles, mais fortes e arraigados ficarão, sabia? Admita que não há sentimento bom ou ruim: um sentimento é apenas um sentimento! Fomos feitos assim de energia e sentimento! Ainda bem!
Os tais dos sentimentos negativos como a raiva, o medo, a mágoa, a tristeza, a angústia e o desespero não são assim tão nocivos quanto aparentam ser. Aprenda com eles. Talvez essas sensações possam ajudar a desatar e dissolver seus sofrimentos mantidos em silêncio.
Não perca nenhuma oportunidade de chorar, viu? Mas chore um choro sentido e verdadeiro. Chore o choro que lava, purifica, perdoa e dispersa o que está atrapalhando. Não há perigo algum derramar algumas lágrimas! Isso não vai fazer você ficar menor, tá? Muito pelo contrário! Respire o que vier e libere suas emoções permitindo que isso também possa desbloquear o seu coração, a sua vida!
Bom Dia! Bom Divertimento! Fique com Deus!
"Você sempre será exatamente aquilo que fizer de você mesmo, por você mesmo"
(Colaboração: Luiz Carlos Mazzini - http://www.sabedoriadosmestres.com/ )

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

SÃO JOSÉ DO ALEGRE participa da FRICI 2009

FRICI 2009 PROMETE ESTIMULAR NEGÓCIOS NO SUL DE MINAS

Teve início ontem a décima edição da FRICI -Feira Regional Industrial, Comercial e de Turismo de Itajubá Minas Gerais . Brasil.

A Feira se consagra como uma das mais visitadas da região, responsável por agregar os principais expositores de todas as partes do país que, junto aos visitantes, elevam a cada ano o número de negócios fechados. Serão 114 estandes distribuídos em uma área de cerca de 5 mil m2. A Feira conta com o forte empenho de seus participantes, que expõem seus produtos, serviços e marca, realizam inúmeros contatos comerciais e lançam novas ideias, gerando emprego, renda e oportunidades de crescimento para a região.

A Prefeitura Municipal de SÃO JOSÉ DO ALEGRE, através de sua Administração está presente com um estande, divulgando os produtos do município, o artesanato, a cultura e as realizaçãoes da atual administração.
A Feira Regional Industrial, Comercial e de Turismo de Itajubá (FRICI) irá movimentar e estimular os negócios em uma das mais importantes regiões tecnológicas de Minas Gerais: o Sul do Estado, estrategicamente situado no eixo São Paulo - Rio de Janeiro - Belo Horizonte, entre as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra. O evento, que acontecerá em Itajubá, ao pé da Serra da Mantiqueira, de 1º a 4 de outubro, é uma promoção da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (ACIEI), com o apoio da Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, Indústria e Comércio. Durante o primeiro dia do evento o nosso estande recebeu visitas importantes como o Deputado Dalmo Ribeiro Silva, Saulo Germiniani, a superintendente da Regional de Ensino Valéria do Carmo Bento Borges e sua assessora Maria Angela Rosa Rezende.
Muita gente bonita abrilhantou a abertura da Feira.

A FRICI é um ótimo negócio para quem quer se desenvolver e promover sua marca, fazer excelentes contatos comerciais e expor seus produtos aos visitantes de todo o Brasil. Mais informações pelos telefones (35) 3622-1020 e (35) 3692-1765.

Confira a Programação:


01/10 – Quinta-feira

Abertura Oficial – 16h

20h às 22h – Show com Talita e Omar
22h às 24h – Banda Confissão Pública

02/10 – Sexta-feira

18h às 20h – Show com Karyoca e Tereza Cristina
20h às 22h – Banda Blues Corporation
22h às 24h – Banda Mary Jane

03/10 – Sábado

15h – Apresentação do Grupo Uzina de Anjos com a peça teatral “A Formiguinha e a Garrafa Pet”
16h – Entrega do prêmio do concurso de combate à violência sexual infantil do CEDEDECAI
18h às 20h – Show com Neco e Banda
20h às 22h – Banda Rádio Rock
22h às 24h – Show com Grupo Simplicidade

04/10 – Domingo

16h - Apresentação do Grupo Uzina de Anjos com a peça teatral “A Formiguinha e a Garrafa Pet”
18 às 19h – Show com Grupo Só Choro
19h às 21h –Show com Mary Lou e Banda
21h às 23h – Apresentação com Spencer e os Guardiões do Rock e Bailarinos

Desfile todos os dias às 20h (infantil, juvenil e adulto – masculino e feminino)
Lojas participantes:
- Doctors e Doctors
- Boutique Carambola- Vênus- Nova Noiva- Le Postiche- Jeans e Cia.


CICLO DE PALESTRAS

Dia 01

17h30 – Palestra “BDMG para micro, pequenas e médias empresas” com Marçal João Guilherme, Coordenador dos Postos Avançados BDMG

Dia 02

15h30 – Demonstração Elevador Ortostático Dinâmico, com a fisioterapeuta Claúdia Cristina Garcez.

17h – Palestra “Cuidados Paliativos”, com a psicóloga Patrícia Cunha e a homeopata Margarida Haddad – Empresa Atend Serviços em Saúde

20h – Palestra “Técnica Motivacional”, com o assistente de vendas da Fânia Moacir José Vieira

Dia 03

15h30 - Demonstração Elevador Ortostático Dinâmico, com a fisioterapeuta Claúdia Cristina Garcez

17h – Palestra “Cuidados Paliativos”, com a psicóloga Patrícia Cunha e a homeopata Margarida Haddad – Empresa Atend Serviços em Saúde

18h30 – Palestra “Segurança em Instalações Elétricas”, com o consultor de novos desenvolvimentos de Produtos Ricardo Faria, coordenador de desenvolvimento de produtos, Adilson Fernandes.

20h – Palestra “Técnica Motivacional”, com o assistente de vendas da Fânia, Moacir José Vieira - Fânia

Aprenda a fazer os famosos cartuchos - São José do Alegre

A fúria da natureza - estragados da chuva ocorrido em 13 de julho de 2010

< embed src = " http://www.youtube.com/v/IITh1iwFy98&hl=pt&fs=1 " type = Aplicação / allowScriptAccess x -shockwave-flash = allowFullScreen " semper largura = " true = "425" height = " 344 " > < / object>

Chuva em São josé do Alegre/MG

Famosos Cartuchos da Festa de São José

Prato Fácil - Coração Crocante