segunda-feira, 22 de junho de 2009

BOAS PRÁTICAS EM AGRICULTURA ORGÂNICA

Produtores Rurais de São José do Alegre recebem treinamento em Agricultura Orgânica




De 23 de maio a 20 de junho a Escola Municipal Coronel José Barbosa de Carvalho em parceria com a Administração Municipal e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável ofereceu o curso de Treinamento Teórico e Prático de Agroecologia para Produtores Rurais. O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo Sr. Luiz Gonzaga Carneiro.



A exploração de recursos naturais pelo homem para fins econômicos, provocou profundas alterações sociais e ambientais em nosso planeta. Segundo o engenheiro Luiz Gonzaga Carneiro, "as conseqüências são inúmeras e em alguns casos catastróficas, como por exemplo, a degradação do solo, contaminação das águas, aumento do efeito estufa, entre outros.
Os estudos e evidências demonstram que a única esperança para a prosperidade da humanidade é o uso responsável e racional destes recursos, ou seja, a busca por métodos sustentáveis de desenvolvimento em todas as vertentes da economia”, enfatiza.

O treinamento aconteceu aos sábados no horário das 8h às 17 horas e contou com a participação de vários segmentos da agricultura familiar de São José do Alegre. Após essa primeira etapa o engenheiro Luiz Gonzaga estará acompanhando os produtores em suas propriedade durante seis meses.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

SÁBADO (20/06) é dia de vacinação contra a poliomielite

Amanhã é o dia D da vacinação contra a Poliomielite

Começa amanhã sábado (20) a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Crianças de zero a cinco anos devem receber amanhã (20) a vacina contra poliomielite (paralisia infantil). A vacinação é destinada a menores de 5 anos. O Dia D de mobilização para a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil será realizada em São José do Alegre pela Secretaria Municipal da Saúde, através da Unidade Básica de Saúde do PSF (Programa de saúde da Família) das 8h às 17 h.
A Unidade Básica de Saúde está localizada na Rua Professora Clarinda de Almeida no Bairro Cruzeiro.
Compareça ou leve seu filho ao posto de saúde mais próximo de sua casa.
Mais informações: (35)3645-1233 ou (35)36451-1580.
FIQUE POR DENTRO:
A paralisia infantil A poliomielite ou paralisia infantil - como é mais conhecida - é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que se manifesta de diversas formas. O quadro clássico é caracterizado por paralisia flácida de início súbito e acomete geralmente os membros inferiores. Em algumas pessoas, a doença pode levar à paralisia dos músculos respiratórios e da deglutição, situação que ameaça a vida do paciente.Atualmente, a poliomielite é uma doença erradicada no Brasil. O último caso registrado ocorreu em Souza, na Paraíba, em 1989. A vacina, desenvolvida pelo renomado pesquisador medicinal polonês-americano Albert Bruce Sabin, não possui contraindicações absolutas, devendo ser evitada apenas nos casos de hipersensibilidade a alguns dos componentes, em crianças imunologicamente deficientes ou quando apresentam febre acima de 38º, vômitos ou diarreia.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Rua de Lazer




Rua de lazer leva diversão para moradores de São José do Alegre

Crianças e adolescentes do municipio de São José do Alegre passaram a tarde de sábado, 13, em companhia do SESC Minas. O evento aconteceu na Praça Nestor Daniel de Carvalho e levou diversão, alegria e cultura para cerca de 250 pessoas segundo informou a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do municipio. São José do Alegre passou uma tarde de grande alegria e agito para a galerinha, com teatro, pula-pula, desenho e pintura, ping-pong e muitas outras opções de diversão para "crianças" de todos os tamanhos.

A festa rolou das 13 as 17 horas com grande participação da criançada. Entre tantas atrações, uma bela trupe de teatro deu verdadeiro show pra molecada, com brincadeiras e encenações das tradicionais histórias infantis que marcaram a infância de todos nós encantando a criançada. Foi uma tarde que a turminha não esquecerá jamais. Graças ao empenho da Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Rita Maria Carvalho Gonçalves, aos funcionários da Prefeitura Municipal e principalmente ao sinal verde do Prefeito Marcelo Carvalho, São José do Alegre viveu uma tarde de sábado inesquecível. Apresentamos aqui nossos agradecimentos ao SESC-MG.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

SONHO DA CASA PRÓPRIA SE APROXIMA

TRINTA FAMÍLIAS SERÃO CONTEMPLADAS COM A CASA PRÓPRIA



O sonho da casa própria se aproxima. Em breve trinta famílias receberão as chaves das suas casas. Um sonho almejado por muitos brasileiros está perto de ser concretizado em São José do Alegre.
O Conjunto Habitacional "Estiva" construído em parceria com a COHAB/MG (Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais) está próximo de ser inaugurado. As famílias cadastradas já foram classificadas e assinaram os contratos.

Essa é mais uma conquista no município de São José do Alegre, que só foi possível através do empenho do Executivo e Legislativo junto ao governo estadual e seus órgãos, que não mediram esforços para ver esse sonho se tornar realidade.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

MISS SÃO JOSÉ DO ALEGRE 2009-2010


CONCURSO MISS SÃO JOSÉ DO ALEGRE 2009-2010 - INSCRIÇÕES ABERTAS


SÃO JOSÉ DO ALEGRE vai eleger a mais bela representante do município. A organização do Concurso MISS SÃO JOSÉ DO ALEGRE 2009-2010 já começou. As incrições já se encontram abertas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município. Se você tem entre 16 e 23 anos, é solteira, tem no mínimo 1,63 de altura, tem boas referências, é nascida e/ou mora em São José do Alegre a mais de 1 ano venha se inscrever e concorra a vários prêmios.


Local para a inscrição: Secretaria Municipal de Educação e Cultura - PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO ALEGRE; Falar com Rita, Joana ou Adriano


Endereço: Praça Nestor Daniel de Carvalho, 129 - centro - São José do Alegre


Horário: das 13 às 17 horas


OBS: O regulamento para participar será entregue no ato da inscrição.


Mais informações: (35)3645-1222

quarta-feira, 10 de junho de 2009

A FESTA DA EUCARISTÍA: CORPUS CHRISTI - 11 DE JUNHO DE 2009

Corpus Christi é uma festa ao Corpo de Cristo. É uma data adotada na Igreja Católica, para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue (O Catolicismo declara que a hóstia, torna-se literalmente em Carne e Sangue do Senhor Jesus). A seguir, veja como iniciou-se esta comemoração: A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XII. A Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. Esta necessidade se aliava ao desejo do homem medieval de "contemplar" as coisas. Surgiu nesta época o costume de elevar a hóstia depois da consagração. Disseminava-se uma controvertida piedade eucarística, chegando ao ponto das pessoas irem à igreja mais "verem" a hóstia do que para participarem efetivamente da eucaristia
A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.Juliana nasceu em Liège em 1192 e participava da paróquia Saint Martin. Com 14 anos, em 1206, entrou para o convento das agostinianas em Mont Cornillon, na periferia de Liège. Com 17 anos, em 1209, começou a ter ‘visões’,(que retratavam um disco lunar dentro do qual havia uma parte escura. Isto foi interpretado como sendo uma ausência de uma festa eucarística no calendário litúrgico para agradecer o sacramento da Eucaristia). Com 38 anos, em 1230, confidenciou esse segredo ao arcediago de Liège, que 31 anos depois, por três anos, será o Papa Urbano IV (1261-1264), e tornará mundial a Festa de Corpus Christi, pouco antes de morrer.


A ‘Fête Dieu’ começou na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230, com autorização do arcediago para procissão eucarística só dentro da igreja, a fim de proclamar a gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. Em 1247, aconteceu a 1ª procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264, 6 anos após a morte de irmã Juliana em 1258, com 66 anos. Santa Juliana de Mont Cornillon foi canonizada em 1599 pelo Papa Clemente VIII.O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada antes de 1270.O ofício divino, seus hinos, a seqüência ‘Lauda Sion Salvatorem’ são de Santo Tomás de Aquino (1223-1274), que estudou em Colônia com Santo Alberto Magno. Corpus Christi tomou seu caráter universal definitivo, 50 anos depois de Urbano IV, a partir do século XIV, quando o Papa Clemente V, em 1313, confirmou a Bula de Urbano IV nas Constituições Clementinas do Corpus Júris, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o Papa João XXII publicou esse Corpus Júris com o dever de levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.O Concílio de Trento (1545-1563), por causa dos protestantes, da Reforma de Lutero, dos que negavam a presença real de Cristo na Eucaristia, fortaleceu o decreto da instituição da Festa de Corpus Christi, obrigando o clero a realizar a Procissão Eucarística pelas ruas da cidade, como ação de graças pelo dom supremo da Eucaristia e como manifestação pública da fé na presença real de Cristo na Eucaristia.

Em 1983, o novo Código de Direito Canônico – cânon 944 – mantém a obrigação de se manifestar ‘o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia’ e ‘onde for possível, haja procissão pelas vias públicas’, mas os bispos escolham a melhor maneira de fazer isso, garantindo a participação do povo e a dignidade da manifestação.A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse :‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.

terça-feira, 9 de junho de 2009

FESTA EM BENEFÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO SALÃO COMUNITÁRIO

(clica na figura para ampliar)

A FESTA se aproxima.

Será realizada na Associação de Amigos Alegrenses em São José do Alegre, nos dias 11 a 14 de junho de 2009 e também nos dias 19 a 21 de junho de 2009, a tradicional festa em prol da construção do salão comunitário, com sorteio de prendas e assados, serviços de bar, com bebidas e salgados.

Shows com a dupla Paraná e Piazinho e Demétrio Santoro.

Participe!

Traga sua família e venha se divertir com essa "gente adorada e querida".

SÃO JOSÉ DO ALEGRE: ESPÍRITO DE AVENTURA

Vem aí o V Encontro de Jipeiros de São José do Alegre.
O evento acontecerá nos dias 25 e 26 de julho de 2009.

Dezenas de turistas irão se encontrar nessa aventura para desbravar trilhas de dificuldade média nos arredores da cidade. Seja pelo prazer que o espírito de aventura proporciona ou por causa do companheirismo entre os participantes, o evento promete ser um sucesso.
Participe você também. Traga sua familia, venha se divertir e se aventurar nas trilhas de São José do Alegre.
Maiores informações no telefone: (35)8403-6163

segunda-feira, 8 de junho de 2009

JOGOS ESCOLARES 2009


SÃO JOSÉ DO ALEGRE FAZ BONITO NA ETAPA MICROREGIONAL DOS JEMG/2009
O programa Minas Olímpica JEMG realiza jogos esportivos, integrando equipes de escolas das redes públicas e privada de ensino, com o objetivo de aprimorar e ampliar a prática esportiva educacional. Ação desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, a competição tem por objetivo qualificar o esporte escolar, contribuir para uma educação de qualidade e a formação integral dos alunos mineiros.
Os jogos selecionam as escolas e os alunos-destaque em atletismo, basquete, futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa, xadrez, natação, peteca e judô para representarem Minas Gerais nas Olimpíadas Escolares. O público alvo do programa são os alunos de escolas públicas e particulares de 12 a 17 anos. Os jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II de 15 a 17 anos. O Minas Olímpica JEMG é dividido em três etapas: microrregional, regional e estadual (final).
Nossos alunos brilharam na fase microregional, se destacando nas modalidades de FUTSAL masculino módulo 2 e HANDEBOL FEMININO módulo 1;
No FUTSAL venceram a cidade de Piranguinho por 2X1 e empataram com Brazópolis em 1X1. Em consequência do regulamento não se classificaram para a próxima etapa.

Já no HANDEBOL feminino fomos Bi Campeões 2008 e 2009 vencemos a cidade de Conceição dos Ouros por 23X03 e Brazóplois por 23X02 na cidade de Brazópolis. Domingo dia 07 de junho fomos mais uma vez campeões. Vecemos a cidade de Itajuba representada pela Escola G9 de 21X04 no Ginásio Poliesportivo TIGRÃO onde nossas atletas receberam a medalha de campeão dos JEMG fase Microregional 2009. A próxima fase é a fase regional que será na cidade de Formiga!

Na oportunidade parabenizamos os (as) atletas e o professor de Educação Física (Egnaldo)da Escola Estadual Maria Lina de Jesus por mais esse trabalho que eleva o município de São José do Alegre.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Nossa mensagem pelo Dia Mundial do Meio Ambiente - 05/jun/2009

Hoje é o dia do mundial do meio ambiente...
Que você possa olhar para todas as árvores por que passar e sentir que seus galhos, folhas, frutos e flores são seus enfeites naturais
Que em seus pensamentos você possa caminhar sobre nuvens de neve e faça muitas bolas brancas da paz para brincar com os outros
Que neste dia você possa ouvir o dobrar dos sinos e sentir que eles enunciam a nossa vez de renascer...
Que você possa olhar ao seu redor e com a sua impressionante capacidade imaginativa consiga retirar todas as grades, muros, casas, prédios, ruas, carros, enfim, tudo que o homem fez, para que você possa enxergar tudo o que Deus fez:
Só para poder contemplar o milagre que é a vida...
Que você irradie essa energia para todos que estão ao seu lado
Que nessa data possamos comemorar e brindar com o elixir da vida que é a água
E que você se banhe com ela!
Que seja um dia de festa!
Comemore!
Celebre!E faça deste dia uma prova de que todos os dias podem ser mais felizes


segunda-feira, 1 de junho de 2009

SÃO JOSÉ DO ALEGRE - VISITA UNIFEI


Alunos do 3º colegial visitam laboratórios de química e física na UNIFEI /Itajubá. A visita aconteceu no dia 15 de maio com a supervisão da professora Lenita Almeida e da especialista Maria Helena.

MENSAGEM DO MÊS!!!


Ninguém vai viver a sua vida por você

Mantenha aceso o seu ideal de felicidade. Porque viver intensamente o dia de hoje é o melhor que você pode fazer. Dedique-se sim ao trabalho mas não esqueça de se divertir, de tirar muito prazer da sua vida!

Busque equilíbrio em tudo. Seja mais centrado em você mesmo e se transforme numa pessoa mais doce, mais amável. Solte as suas amarras e faça algo diferente em seu viver. Não fuja mais daquilo que sabe que depende de você. E não espera mais nada de ninguém. Porque ninguém vai viver a sua vida por você! Ninguém tem as respostas para a sua vida. Só você mesmo.

Então, administre bem o seu viver. E descubra todo o seu potencial e tudo aquilo que pode realizar. Descubra o verdadeiro prazer de viver bem e melhor. De que adianta a vida se você não puder aproveitá-la por inteira! Chega de viver pela metade, tá? O único jeito do amanhã ser diferente é mudando o hoje, viu?

Procure ver a graça e o gosto gostoso de viver, de se divertir mais com as coisas, com o trabalho, com você mesmo. Isso mesmo: divirta-se mais e seja mais criativo, amoroso, produtivo e feliz! Pague pelas suas escolhas.

Bom Divertimento e Fique com Deus!

Colaboração de Luis Carlos Mazzini
Sabedoria dos Mestres - http://www.sabedoriadosmestres.com/

Aprenda a fazer os famosos cartuchos - São José do Alegre

A fúria da natureza - estragados da chuva ocorrido em 13 de julho de 2010

< embed src = " http://www.youtube.com/v/IITh1iwFy98&hl=pt&fs=1 " type = Aplicação / allowScriptAccess x -shockwave-flash = allowFullScreen " semper largura = " true = "425" height = " 344 " > < / object>

Chuva em São josé do Alegre/MG

Famosos Cartuchos da Festa de São José

Prato Fácil - Coração Crocante