sábado, 29 de novembro de 2008

CENTENÁRIO DA MORTE DE MACHADO DE ASSIS

ESCOLA ESTADUAL MARIA LINA DE JESUS REALIZA FEIRA DE CONHECIMENTOS E HOMENAGEIA O ESCRITOR MACHADO DE ASSIS

A Escola Estadual Maria Lina de Jesus realizou nesta sexta-feira (28) a feira de conhecimentos em homenagem a Machado de Assis, na passagem do centenário da morte do escritor. Na ocasião, os alunos, professores, especialistas e direção lembraram que a iniciativa tem por objetivo despertar na comunidade alegrense o gosto pela leitura.


Durante a homenagem, os alunos lembraram, em detalhes, a produção literária e a biografia de Machado de Assis, bem como os costumes da época em que o escritor viveu. Teve destaque o aluno Willian (acima) que repesentou a pessoa do escritor que foi o fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ainda nas apresentações os alunos observaram que, tendo ficado órfão muito cedo, o escritor passou por muitas dificuldades na vida.
Quem entrou pelo portão da escola fez uma viagem ao universo machadiano e sentiu como se voltassem os anos pois a Feira recriou também o ambiente do século XVIII, mostando aspectos da nobreza e do clero.
A Feira destacou a importância de Machado de Assis no mundo da política - o escritor lutou, por exemplo, pelo voto das mulheres e pelos direitos de minorias - além do valor cultural do intelectual.

Durante a feira aconteceram varias apresentações, desde poesias, dramatizações até a roda de capoeira, onde os capoeiristas ao som de palmas ritimadas se perfilam na roda e ritimados pelo berimbau travam uma luta.





(...) Assim são as páginas da vida, como dizia meu filho quando fazia versos, e acrescentava que as páginas vão passando umas sobre as outras, esquecidas apenas lidas.
"Suje-se Gordo!"
Parabéns Escola Maria Lina de Jesus pela iniciativa!!!

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA - CONSEP

Os soldados Castro e Mariano se despedem de São José do Alegre


O CONSEP (Conselho Comunitário de Segurança Pública) realiza reuniões uma vez por mês. Essas reuniões acontecem sempre no mesmo dia (3ª quarta -feira do mês) e no mesmo horário e local. Durante a reunião desse mês, que aconteceu no dia 19 de novembro, tivemos o adeus dos soldados Castro e Mariano e a chegada dos soldados Felipe e Christopher. A senhora presidente do CONSEP apresentou também o Sargento Ademir Cláudio Borges que está substituindo o Sargento Rocha. Após três meses sem reunião, a mesma teve início às 19 horas e 30 minutos e contou com a presença da diretoria, dos conselheiros, da comunidade local e do Sargento Sérgio Orosco do destacamento da cidade de Piranguinho.

Entre os assuntos tratados na reunião tivemos a escolha de uma comissão para preparar o processo de eleição para a nova diretoria do Conselho que deverá acontecer no início do ano de 2009. A comissão ficou formada pelo senhor Francisco, pelas senhoras Conceição e Dulce. Os trabalhos terão o apoio da diretoria atual. Os soldados Castro e Mariano receberam algumas homenagens e agradecimentos da comunidade e o Conselho entregou a cada um, uma placa de agradecimento pelos relevantes serviços prestados ao município de São José do Alegre.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

FIM DE ANO

SÃO JOSÉ DO ALEGRE COMEMORA 55 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA

Antecipando as festas do fim de ano e a comemoração dos seus 55 anos de Emancipação Político-Administrativa, a cidade de São José do Alegre, apresenta nesse sábado dia 29 de novembro de 2008, às 22 horas o show do ano com a Banda: Super Som C&A PLUS de Belo horizonte.
Mas a comemoração não pára por ai. Semana que vem tem muito mais. Veja a programação no convite ao lado:
(Para visualizar clic no convite)

Venha Festejar conosco. Traga sua família e convide seus amigos.

São José do Alegre espera você de braços abertos

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

BELEZA NEGRA 2008

SÃO JOSÉ DO ALEGRE CONQUISTA 3º LUGAR EM SANTA RITA DO SAPUCAÍ




No último dia 22 de novembro (sábado) a cidade de São José do Alegre brilhou na passarela em Santa Rita do Sapucaí, onde as jovens Janaína Pinheiro e Naija Raquel, esbanjaram beleza, simpatia e sensualidade. Naiaja Raquel levantou suspiros e ficou com o 3º lugar. O 1º lugar ficou com a jovem Geisebel da cidade de Santa Rita do Sapucai e o 2º lugar com Juliana da cidade de Santa Rita do Sapucaí.
O Concurso aconteceu no ginásio do Santa Rita Country Clube e esteve lotado pelo público da cidade e visitantes das cidades vizinhas como Pouso Alegre, Cambuí, Pedralva, Maria da Fé, Brazópolis, Paraisópolis, Heliodora, São José do Alegre entre outras.

São José do Alegre fez bonito com a presença das candidatas Janaína Pinheiro e Naiaja Raquel e das profissionais da Escola Municipal Coronel José Barbosa de Carvalho Rose (Diretora) e Heliane ( Supervisora Pedagógica).


PARABÉNS RAQUEL E JANAÍNA!!!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Desculpem nossa ausência

Olá pessoal!


Estivemos ausentes por algum tempo. Desculpem-nos, mas foi por um probleminha de ordem técnica. Estamos retornando nossas atividades e ficamos felizes em saber que sentiram nossa falta. Obrigado pelo carinho e continuem acessando o nosso blog e fiquem por dentro de tudo que acontece na cidade de São José do Alegre. Um grande abraço pra todos.


quinta-feira, 6 de novembro de 2008

DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

SÃO JOSÉ DO ALEGRE REALIZA 1º ENCONTRO DOS PRODUTORES EM DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL


Teve início ontem o 1º Encontro dos produtores em desenvolvimento rural sustentável em São José do Alegre que vai até 6ª feira (07/11/2008). O encontro é um apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através da EMATER, Prefeitura Municipal de São José do Alegre, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS e Estância Monjolo.

O Desenvolvimento Sustentável para a zona rural brasileira e mais especificamente para São José do Alegre é desafiante. Desafio por se tratar de uma problemática possuidora de um grande número de variáveis que estão estreitamente inter-relacionadas como a questão de gênero, desertificação, êxodo rural, qualidade de vida, condições climáticas adversas, e crescimento econômico e que só poderá ser compreendida se for considerados todos estes aspectos.




As oficinas estão se realizando no horário das 15:00 às 18:30. Se você ainda não participou, ainda dá tempo pois amanhã é o último dia e você pode fazer a diferença no seu bairro. E lembre-se: A sobrevivência da espécie humana depende da capacidade de sustentação dos recursos naturais, particularmente da terra e da água. Os recursos do meio ambiente devem ser usados de maneira responsável, a fim de que a produtividade da terra possa crescer e se preservar ao "longo do tempo. As diversas formas de uso da terra e da água devem obedecer ao princípio de que a utilização não pode exceder a capacidade de renovação de tais recursos. O desenvolvimento rural sustentável deverá resultar não apenas na melhoria dos indicadores sociais e econômicos, mas também na preservação do meio ambiente. Assim, a questão ambiental deverá estar presente na formulação, implementação e avaliação das ações desenvolvidas.

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

15:00 h – Recepção e inscrição .

15:30 h – Abertura do evento e apresentação dos participantes
Palestrante: Solange Maria Vargas Carneiro

16:00 h – Visão geral do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Palestrante: Luiz Paulo Costa Barbosa

16:15 h – Debate para construção ou reconstrução do conceito de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Palestrantes: Luiz Paulo Costa Barbosa
Solange Maria Vargas Carneiro

16:45 h – Importância da Agricultura Familiar em relação ao CMDRS – PMDRS e gestão social.
Palestrantes: Luiz Paulo Costa Barbosa
Solange Maria Vargas Carneiro

17:45 h – Avaliação e agenda de continuidade dos trabalhos.

18:30 h – Encerramento

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

TURISMO EM FOCO

Vereadores eleitos, Administração e Comunidade
Alegrense se reunem com a ADECTUR



Aconteceu ontem (04/11/2008 - 3ª feira) no prédio da Câmara Municipal um encontro entre ADECTUR e os vereadores eleitos na eleição do dia 05 de outubro. O encontro contou também com a presença do Vice-prefeito, senhor Sebastião de Almeida (também reeleito na eleição do dia 05 de outubro) que esteve representando o prefeito municipal - senhor Marcelo Carvalho, da Secretária Municipal de Educação e Cultura - senhora Rita Maria Carvalho Gonçalves, do secretário municipal de Administração - José Adriano Pereira dos Reis e do Presidente da ALEGRARTE (Associação de Artesãos de São José do Alegre) - José Marcondes.

A ADECTUR - Agência de Desenvolvimento do Circuíto Turístico Caminhos do Sul de Minas faz parte da política pública de turismo do Governo de Minas Gerais e abrange os municípios de Brasópolis, Itajubá, Maria da Fé, Santa Rita do Sapucaí, Conceição das Pedras, Cristina, Dom Viçoso, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, SÃO JOSÉ DO ALEGRE e Wenceslau Brás.



Durante a reunião foram apresentados os seguintes assuntos:

  • Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo;
  • Política de Circuítos Turísticos, da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais;
  • Instância de governança regional para o desenvolvimento do Turismo - ADECTUR Caminhos do Sul de Minas;

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Visita ao Museu da Língua Portuguesa



O local escolhido para a instalação do primeiro Museu da Língua Portuguesa não podia ser mais apropriado: a cidade de São Paulo, a maior urbe de falantes (superior à dezena de milhões) da Língua Portuguesa em todo o Mundo. A escolha do local também se revelou muito feliz pois recaiu sobre o admirável edifício da Estação da Luz, daí também se chamar ao museu “Estação Luz da Nossa Língua”.
O museu que foi inaugurado em 20 de Março de 2006, é o 2º do género em todo o mundo (depois do "Museu da Língua Africâner", localizado na África do Sul) e possui uma superfície superior a quatro mil metros quadrados, dispondo-se ao longo de 3 pisos.
O museu recebeu em seu Hall, os professores e funcionários da Prefeitura Municipal de São José do Alegre, que se deliciaram durante a visita. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a nossa língua, especialmente conheceram mais sobre a vida do grande escritor Machado de Assis.


O museu é um espaço vivo da língua portuguesa, contendo muita interatividade, informações sobre as raízes da nossa língua e as influências que ela sofre das diversas outras famílias linguísticas.


É difícil destacar um ponto alto, pois é tudo muito interessante. Por exemplo, a praça da língua propicia uma experiência riquíssima com poesias lidas. Os visitantes ficaram emocionados e dislumbrados com a tela de 106 metros, que ocupa toda a extensão da Estação da Luz, retratando a riqueza e a diversidade da língua portuguesa. Uma língua em constante movimento.

A cada parada uma porta se abre mostrando um recorte do que temos de mais original: a língua no cotidiano; nas músicas; no futebol; nos carnavais; na culinária; nas relações humanas; nas festas, na natureza; nas religiões e nas danças. Além de ressaltar a raiz portuguesa que fundou nossa identidade.

"...Nossa matéria-prima é a palavra. A palavra, como som, como sentido, como prática, como senha, como signo cultural distintivo, como argamassa social, como história, como objeto, como entidade mutável e mutante..." Antônio Risério.

domingo, 2 de novembro de 2008

COMEMORAÇÃO DO DIA DE FINADOS


ALEGRENSES movimentam cemitério no domingo

Desde cedo já é grande a movimentação no cemitério local neste domingo de finados. Os portões foram abertos ás 6:30 da manhã , mas bem antes já chegavam vendedores de flores e velas. O padre Alzir celebrou uma missa às 7 horas da manhã e abençoou os fiéis presentes.

Ontém, dia de todos os santos, criado pela igreja católica para celebrar a passagem de pessoas santas pela terra, várias pessoas aproveitaram para garantir a limpeza e o enfeite dos tumulos e jazigos para o dia de hoje.

Finados (do verbo finar) é uma antiga expressão da língua portuguesa, densa de fé, ternura e saudade, para recordar aqueles que encerraram sua sua vida terrena. Movidos por esse espírito, dezenas de pessoas deverão visitar o cemitério de São José do Alegre levando flores e velas.

O dia é marcado por orações, lembranças e muita saudade por parte dos familiares e amigos que visitam e enfeitam os cemitérios neste domingo.




O NASCER PARA O ALÉM...

Há quem morra todos os dias.
Morre no orgulho, na ignorância, na fraqueza.
Morre um dia, mas nasce outro.
Morre a semente, mas nasce a flor.
Morre o homem para o mundo, mas nasce para Deus.
Assim, em toda morte, deve haver uma nova vida.
Esta é a esperança do ser humano que crê em Deus.
Triste é ver gente morrendo por antecipação...
De desgosto, de tristeza, de solidão.
Pessoas fumando, bebendo, acabando com a vida.
Essa gente empurrando a vida. Gritando, perdendo-se.
Gente que vai morrendo um pouco, a cada dia que passa.
E a lembrança de nossos mortos, despertando, em nós, o desejo de abraçá-los outra vez.
Essa vontade de rasgar o infinito para descobri-los.
De retroceder no tempo e segurar a vida.
Ausência: - porque não há formas para se tocar.
Presença: - porque se pode sentir.
Essa lágrima cristalizada, distante e intocável.
Essa saudade machucando o coração.
Esse infinito rolando sobre a nossa pequenez.
Esse céu azul e misterioso.
Ah! Aqueles que já partiram!
Aqueles que viveram entre nós.
Que encheram de sorrisos e de paz a nossa vida.
Foram para o além deixando este vazio inconsolável.
Que a gente, às vezes, disfarça para esquecer.
Deles guardamos até os mais simples gestos.
Sentimos, quando mergulhados em oração, oruído de seus passos e o som de suas vozes.
A lembrança dos dias alegres.
Daquela mão nos amparando.
Daquela lágrima que vimos correr.
Da vontade de ficar quando era hora de partir.
Essa vontade de rever novamente aquele rosto.
Esse arrependimento de não ter dado maiores alegrias.
Essa prece que diz tudo. Esse soluço que morre na garganta...
E...
há tanta gente morrendo a cada dia, sem partir.
Esta saudade do tamanho do infinito caindo sobre nós.
Esta lembrança dos que já foram para a eternidade.
Meu Deus!Que ausência tão cheia de presença!
Que morte tão cheia de esperança e de vida!


Texto: Padre Juca
Adaptação: Sandra Zilio

sábado, 1 de novembro de 2008

MENSAGEM DO MÊS!!!

Ponha ordem na sua vida!


Ordem! Ordem! Ordem! Coloque a sua vida em ordem! Coloque a sua mente em ordem! Seu corpo em ordem! Todas as coisas em ordem! Sim, chegou a hora da tal da faxina em sua vida para restabelecer e resgatar a ordem em seu viver!
Dê uma olhada dentro do armário da sua vida, no seu guarda roupa, na sua mesa de trabalho, na sua garagem, nas gavetas da cômoda, na bolsa, na carteira, no porta luvas do seu carro... E responda: existe ordem? Há um lugar para cada coisa? Você é do tipo que guarda coisas que não têm utilidade? Tem coisas quebradas ou estragadas em sua vida que você ainda não reservou um tempinho para consertar ou para se desfazer?
Vem cá: ainda você está guardando as lembranças e acontecimentos do passado na esperança de revivê-lo? Sai dessa, menino! Se as coisas de seu ambiente são reflexo do que se passa em sua mente, estou te perguntando: sua mente está em ordem?
Quando não há ordem ou espaço em nossas vidas, há pouca chance de que a vontade de Deus aconteça. Quando nos apegamos ao passado, trazendo essa bagagem para o presente, corremos o risco de estragar o futuro, viu? Quando não sabemos onde as coisas estão, fica muito mais difícil achar ou receber o que estamos buscando!
Limpar os armários, mesas e gavetas é uma boa para você eliminar a desordem mental que as vezes a gente se encontra, sabia?
Limpe o seu porão mental e liberte o seu subconsciente! Jogue fora os velhos recibos, tão inúteis, da sua bolsa, da sua carteira. Remove da sua mente o medo, a vergonha ou a culpa das oportunidades não aproveitadas no passado!
Coloque ordem na sua vida! Coloque ordem no seu dia fazendo todas as coisas que precisam ser executadas. Você está exatamente onde precisava estar! Agora é o seu tempo! Você é importante porque é você! Coloque Deus em todos os seus pensamentos e veja a sua vida se transformar num hino de alegria porque todas as suas dores desaparecerão. Continue aceitando as Bênçãos de Deus em seu viver!
Bom Dia! Bom Divertimento!Bom mês!Fique na Paz!"

Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos"


Sabedoria dos mestres.com/Colaboração de Luis Carlos Mazzini

Aprenda a fazer os famosos cartuchos - São José do Alegre

A fúria da natureza - estragados da chuva ocorrido em 13 de julho de 2010

< embed src = " http://www.youtube.com/v/IITh1iwFy98&hl=pt&fs=1 " type = Aplicação / allowScriptAccess x -shockwave-flash = allowFullScreen " semper largura = " true = "425" height = " 344 " > < / object>

Chuva em São josé do Alegre/MG

Famosos Cartuchos da Festa de São José

Prato Fácil - Coração Crocante