segunda-feira, 29 de setembro de 2008

SÃO JOSÉ DO ALEGRE COMEMORA O DIA DO IDOSO


"Da mesma forma que gosto de sentir um toque de maturidade num jovem, gosto do idoso que conserva algo do aroma da juventude. Aquele que se esforça por misturar assim a juventude e a maturidade pode tornar-se velho pelo corpo, mas seu espírito permanecerá jovem."(Cícero)
O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.
A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.

"...Cada fase em nossa vida é única e como tal deve ser vivida..." (D. Helder Câmara). Foi com esse pensamento que os membros da Pastoral da Pessoa Idosa de São José do Alegre realizaram no dia de ontem (domingo dia 28/09) um almoço no Prédio da "Associação Amigos Alegrenses" em comemoração ao Dia do Idoso. Sob às bençãos do Padre Alzir, num clima de oração, alegria e muita animação o almoço reuniu aproximadamente cerca de 100 pessoas, homens e mulheres.
Foi um dia pra matar a "fome", rever e encontrar os amigos que o tempo distanciou.
Nesta data homenageamos a 3ª Idade, a maravilhosa idade da sabedoria, das experiências vividas e do amor desprendido dos avós.

Aprenda a curtir seus Anos Dourados
Idoso é quem tem o privilégio de viver uma longa vida... velho é quem perdeu a jovialidade.

A idade causa a degenerescência das células... a velhice causa a degenerescência do espírito.


Você é idoso quando sonha... você é velho quando apenas dorme.


Você é idoso quando ainda aprende... você é velho quando já nem ensina.


Você é idoso quando se exercita... você é velho quando somente descansa.


Você é idoso quando tem planos... você é velho quando só tem saudades.


Para o idoso a vida se renova a cada dia que começa... para o velho a vida se acaba a cada noite que termina.


Para o idoso o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida... para os velhos todos os dias parecem o último de uma longa jornada.


Para o idoso o calendário está repleto de amanhãs... para o velho o calendário só tem ontens.


Que você, quando idoso, viva uma vida longa, mas que nunca fique velho.
Fonte: Particip-Ação, jornal da comunidade São Carlos Borromeu, Ago/Set/Out.2002

domingo, 28 de setembro de 2008

PALESTRAS DISCUTEM O DESENVOLVIMENTO DA PECUÁRIA LEITEIRA EM SÃO JOSÉ DO ALEGRE

Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável realiza
encontro com os pecuaristas

Aconteceu neste fim de semana no municipio de São José do Alegre o 1º Dia de campo sobre Pecuária Leiteira. O encontro foi realizado no prédio da Escola Municipal Coronel José Barbosa de Carvalho que em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, a Prefeitura Municipal e o Centro Universitário de Itajubá -UNIVERSITAS- receberam os produtores rurais de nosso municipio.
O encontro teve início às 9:00 h com um delicioso café e na sequência a Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de São José do Alegre, Professora Ana Elisabete Carvalho Silva, acolheu e deu boas vindas a todos e passou a palavra a Profª M. Sc. Teresa Cristina Alves, do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Itajubá - UNIVERSITAS. A professora que é mestra em Nutriçao animal pela USP agradeceu a oportunidade e inciou o dia falando sobre o manejo reprodutivo de vacas leiteiras.

Transmitir aos produtores rurais orientações sobre o manejo de pastagens e apresentar alternativas para otimizar a alimentação do rebanho leiteiro de São José do Alegre foi um dos objetivos do encontro que entre outros assuntos abordou temas como:

- manejo sanitário do rebanho leiteiro;

- boas práticas na ordenha;

- nutrição de vacas leiteiras;

- pastejo Rotacionado;


terça-feira, 23 de setembro de 2008

1º Concurso "Beleza Negra " São José do Alegre -

SÃO JOSÉ DO ALEGRE - Beleza Negra 2008


Antecipando o dia 20 de novembro, onde comemoramos o "Dia da Consciência Negra" São José do Alegre, se mobiliza para a realização do 1º Concurso que vai eleger a sua mais bela representante da raça negra. O concurso está previsto para ser realizado no dia 10 de outubro e as duas classificadas estarão representando o município em Santa Rita do Sapucaí no dia 08 de novembro no concurso "Beleza Negra 2008" da região.


Segundo os organizadores, o objetivo do concurso é despertar a cultura afro-brasileira, valorizando os costumes e as tradições da negritude, destacando a beleza negra, despertando o orgulho de ser negro, além de criar oportunidade social para eles.

Beleza, simpatia e charme. Esses são os requisitos que estarão sob a análise da comissão julgadora, formada por modelos, pessoas ligadas à imprensa, além é claro de diferentes seguimentos da comunidade e que vão eleger as belezas negras de São José do Alegre. Se você tem idade mínima de 16 anos, procure a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e faça sua inscrição.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

SÃO JOSÉ DO ALEGRE - acontecendo -

Tradicional Festa no Bairro dos Machados aconteceu no fim de semana
Nos dias 13 e 14, o Bairro dos Machados no Município de São José do Alegre foi invadido por visitantes da região e até mesmo de outros estados para prestigiarem a Tradicional Festa no Bairro Machados que acontece todos os anos.

A Festa contou com muitas atrações como leilão de prendas e assados, barracas com salgados e bebidas, Show com Mayconn Douglas e Rafael e a tradicional distribuição de doces no final da festa.

Sobre a proteção de Nossa Senhora Aparecida que é a padroeira do bairro o Pe. Alzir celebrou a Missa em Ação de Graças e abençoou a todos.
A festa contou ainda com a presença da Policia Militar que cumprindo o seu dever proporcionou aos presentes a devida segurança. A Secretaria Municipal de Saúde, através de funcionários da Unidade Básica de Saúde "Maria Gonçalves Siqueira" esteve presente realizando a vacinação contra Rubéola.

Ao final da festa aconteceu a tradicional distribuição de doces. Todos se deliciaram e ainda levaram pra casa. Os festeiros senhor Arnon e sua esposa dona Ezídia, agradeceram a todos que prestigiaram a festa e se mostraram felizes e realizados.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

SÃO JOSÉ DO ALEGRE, realiza Audiência Pública

Audiência Pública sobre Plano Municipal de Saneamento é realizada na Escola Municipal Coronel José Barbosa de Carvalho

Lago na entrada da cidade


Na noite de ontem (11/09) a Prefeitura Municipal realizou no prédio da Escola Municipal Coronel José Barbosa de Carvalho uma audiência pública para discutir o Plano Municipal de Saneamento do Município com a comunidade. Cerca de 30 pessoas compareceram ao encontro, que contou com a presença de representantes da COPASA-MG (Companhia de Saneamento de Minas Gerais).


A reunião teve início às 19 horas com a palavra do Secretário Municipal de Administração e Patrimônio, José Adriano P. Reis, que após fazer a composição da mesa fez um breve histórico sobre todo o processo. Em seguida o Secretário procedeu com a leitura do Decreto nº 512, de 15 de agosto de 2008, que "estabelece o regulamento para a realização da Audiência Pública e da Consulta Pública prevista nos artigos 11, IV, 19, § 5º e 51 d Lei Federal nº 11.445/2007", e do Plano Municipal de Saneamento.

O senhor Tales Augusto de Noronha Mota explicou o que está sendo proposto pela administração no Plano Municipal elaborado que busca instituir uma política de saneamento estabelecendo uma nova forma de gestão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em nossa cidade, traduzida por um modelo que preserva a atuação da COPASA-MG. O plano foi elaborado a partir de levantamentos de campo realizados pela Assessoria das Secretarias Municipais de Saúde e Higiene Pública, Administração, Obras e apoio da equipe técnica da COPASA/MG. Foram apresentadas sugestões e perguntas pelo público presente. A audiência encerrou por volta das 21:30 horas. O secretário Muncipal de Administração e Patrimônio agradeceu a presença de todos, em especial aos representantes da COPASA e se colocou a disposição para esclarecimentos quanto ao processo que se encontra na Prefeitura Municipal.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

COHAB-MG inicia obras em São José do Alegre

O sonho de uma casa novinha, bem estruturada, longe dos perigos de desabamento, sem pagar aluguel e com toda infra-estrutura necessária para uma vida digna começa a se tornar realidade. As obras para construção das unidades habitacionais de interesse social do programa PLHP (Programa Lares-Habitação Popular) da COHAB/MG, começaram hoje e a previsão é de que até o final do ano a obra seja concluída.
Em breve, as familias cadastradas no mês de julho e que foram contempladas com o programa terão em mãos a tão sonhada chave da casa própria. A obra é fruto do Convênio de Cooperação Técnica e Financeira celebrado entre a Companhia de Habitaçao do Estado de Minas Gerais - COHAB-MG e o município de São José do Alegre em 5 de maio de 2008.
A construção pela COHAB de moradias de interesse social, destinadas as famílias com renda entre um e três salários mínimos, integra o Lares Geraes Habitação Popular, um dos programas estruturadores do Governo de Minas, que tem como meta construir 20 mil novas residências no Estado, no quadriênio 2007/2010.
O bom padrão construtivo adotado pela COHAB quebra o velho e ainda habitual paradigma de que casa popular pode ter qualidade inferior. Os conjuntos habitacionais PLHP têm um número menor de unidades do que os mega-conjuntos do passado. As casas são localizadas em terrenos com área preferencialmente de 200 m², com água, esgoto, energia, pavimentação e drenagem. Trata-se, portanto, de habitação digna e de qualidade.

Veja abaixo as características das casas dos conjuntos habitacionais do Lares-Habitação Popular: Elas obedecem ao padrão habitacional MG-80-I-2-36, aplicado na construção tradicional e nas construções que utilizam inovações tecnológicas.
  • LOCALIZAÇÃO: ÁREA URBANA
  • LOTE COM INFRA-ESTRUTURA BÁSICA
  • TAMANHO MÍNIMO DO LOTE: 160 M²
  • LOTE PADRÃO: 200 M²
  • SOLUÇÕES HORIZONTAIS COM POSSIBILIDADE DE EXPANSÃO
  • PADRÃO HABITACIONAL: MG-80-I-2-36:
  • CASAS COM 02 QUARTOS, SALA, COZINHA E BANHEIRO
  • AQUECEDOR SOLAR EM TODAS AS CASAS DA 2ª ETAPA

Acesse o site da cohab/MG: www.cohab.mg.gov.br




terça-feira, 9 de setembro de 2008

Saiba mais sobre o Mês da Biblia

SETEMBRO - Mês da Bilbia

O mês de setembro é um dos meses temáticos – isto significa que, além dos temas que a própria liturgia traz em cada domingo e celebração – existe um assunto que nos ajuda a refletir sobre nossa caminhada de fé.
Aclamado como “Mês de Bíblia”, este mês quer nos ajudar a aprofundar o amor pela Sagrada Escritura e situar a centralidade da Palavra de Deus em nossas vidas, seja pela reflexão e estudo seja pelas celebrações.
É evidente que a Palavra de Deus é a luz de nosso caminho e está presente em todos os sacramentos que celebramos, em cada missa ou celebração da palavra que temos, além, é claro, da oração diária, reflexão e leitura. A leitura orante da Bíblia com o método “ler, meditar e orar” faz parte dos ensinamentos dados a todos os cristãos, e com bastante insistência, desejando que seja o alimento diário.
O mês da Bíblia surge devido principalmente à comemoração do dia de São Jerônimo, celebrado no dia 30 deste mês. Ele foi encarregado pelo Papa Damaso de preparar a Bíblia em latim, revendo traduções anteriores ou fazendo novas. Lembremos que São Jerônimo viveu entre 340 a 420, portanto na segunda metade do século IV e início do século V. O Papa Damaso morreu em 385 e São Jerônimo iniciou uma série de viagens ao Oriente, passando grande parte em Belém, entregue totalmente à tradução e comentário da Sagrada Escritura. Além de sua vida austera, coerente e santa é tido como um dos melhores Padres da Igreja e é colocado como “patrono dos biblistas”. É por isso que o quarto domingo deste mês é o domingo da Bíblia. Normalmente seria o domingo mais próximo da festa de São Jerônimo. É quando, ao comemorarmos o Dia da Bíblia, fazemos o nosso exame de consciência e os propósitos com relação não só à leitura, mas, principalmente, em colocarmos em prática a Palavra do Senhor, guiados pelo Espírito de Deus.

domingo, 7 de setembro de 2008

São José do Alegre celebra o dia 7 de setembro

O dia da independência foi celebrado nesta manhã em frente a Prefeitura Municipal na Praça Nestor Daniel de Carvalho no centro da cidade. Estiveram presentes estudantes e professores das redes pública e particular de ensino, entidades religiosas, poder público, policia militar e comunidade local. Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura a semana da pátria foi de grande movimentação. Durante todos os dias, a administração, as escolas e a polícia militar fizeram o hasteamento das bandeiras na Praça Nestor Daniel de Carvalho, e ao som de Toquinho e Vinícius e outros compositores os alunos fizeram suas apresentações artísticas e culturais.


O dia amanheceu festivo e animado ao som da fanfarra "Geraldo Carvalho Alves" - (o Frits), que sob à regência do Sr. João Carlos fez sua exibição em frente ao prédio da Prefeitura Municipal. A apresentação comoveu os presentes e reavivou na memória os tempos de outrora onde, o saudoso "Frits", com seu jeito peculiar, coordenava como ninguém a exibição da fanfarra. Hoje os tempos são outros, os alunos são outros, mas São José do Alegre ainda é a mesma, com suas ruas, seu povo hospitaleiro que as marcas do tempo não apagaram. Talvez com outros moradores, outras casas mas jamais deixou se ser " terra adorava e querida das Minas Gerais."



Comemorar a semana da Pátria é lembrar que a independência deve ser conquistada todos os dias, a cada momento por todos, como verdadeiros agentes transformadores da história.
A comemoração do dia da independência em São José do Alegre foi marcada também por um encontro de gerações.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Olimpíadas de Português mobiliza os alegrenses





Com a finalidade de desenvolver o hábito da escrita e da leitura, o município de São José do Alegre através das escolas públicas aderiram ao concurso. Este ano, são 55.570 escolas, mais de 6 milhões de estudantes e cerca de 200 mil professores participando do mesmo. A ação é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social, a olimpíada é uma forma de estimular a leitura e aprimorar o ensino da escrita em escolas públicas brasileiras. Segundo informações do MEC, a partir de agora, as escolas inscritas vão aplicar aos alunos as diretrizes dos cadernos de orientação pedagógica, por meio de oficinas de texto. A intenção é desenvolver a prática dos estudantes nos gêneros poesia, memória e artigo de opinião.
Segundo o MEC, a seleção dos trabalhos vencedores da olimpíada será em etapas. Na primeira, professores e comunidade vão escolher até 134 mil textos. Na segunda, especialistas em língua portuguesa e representantes das secretarias de Educação, universidades e comunidade indicarão as 25 mil melhores produções. Em seguida, serão definidos os 500 semifinalistas, que seguem para a etapa regional, de onde sairão os 150 textos que concorrerão à final. A última etapa será o encontro dos finalistas, em Brasília. Na capital, serão apontados os 15 vencedores. A premiação final será no dia 1º de dezembro. Os semi-finalistas receberão medalhas de bronze e coleções de livros. Os finalistas, medalhas de prata e aparelhos de som. Aos vencedores serão entregues medalhas de ouro, computadores, impressoras e as escolas receberão laboratórios de informática, com dez máquinas e uma impressora, além de livros para a biblioteca.

Com o tema central: O lugar onde vivo, desenvolvido em três gêneros textuais: poesia, memória e artigo de opinião crianças, adolecentes e jovens das escolas públicas de São José do Alegre participaram da 1ª etapa do concurso que culminou com um saral de poesias que aconteceu na Escola Estadual Maria Lina de Jesus. Durante as apresentações os vencedores da 1ª etapa foram anunciados e premiados.
O saral de poesias aconteceu na 6ª feira, dia 29 de agosto e contou com a presença da comunidade alegrense que prestigiou e aplaudiu os nossos alunos.
Veja algumas fotos e textos vencedores:

CIDADE PEQUENINA

Cidadezinha cheia de alegria

Não tão pequena, mas ALEGRE todo dia

Com suas beleza naturais

Corredeiras, plantas e animais.

Crianças brincam na praça

Todas cheias de graça.

Enquanto os pais assistem jornais,

As mães descansam em paz.

Em julho festa do padroeiro,

Chegam de longe nossos companheiros

Para festejar o grande dia de fé

Do nosso querido São José.

O fim de ano é legal,

Porque comemoramos o Natal

Papai Noel distribui presentes aos pequeninos

A noite chega e tocam os sinos.

Aluna do 5º ano da E.M. Cel José Barbosa de Carvalho: Bruna Pereira Batista


CAUSOS

O lugar onde moro

Tem causos pra contá

Tem noiva assombração

E padre que num diexa rezá.

O lugar onde moro

Tem causos pra contá

Tem festança na praça

Pro povo arrepiá.

O lugar onde moro

Tem causos pra contá

Todos que se político

Pra mode se marajá.

O lugar onde moro

Tem causos pra contá

Tem praça iluminada

e casais pra namorá.

O lugar onde moro

tem causos pra contá

Educação é pra todos

Que é um meio pra sonhá.

Aluna do 6º ano da E. E. Maria Lina de Jesus: Nilta Fernandes Silvério

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Mensagem do Mês

Continue se descobrindo e se for preciso se reinvente!


Talvez o ato de olhar para dentro seja um dos maiores desafios do mundo atual para qualquer pessoa. Então estou te convidando para ter uma atitude corajosa e diferente e olhar no seu interior!
Olhe para a sua alma, para a sua essência, para o seu eu verdadeiro e perceba quanta luz, quanta sabedoria, quanta força, quanto amor tem aí dentro!Torne-se a melhor pessoa que puder. E nunca esqueça que a felicidade está no processo da busca!

Na viagem e não no destino, tá? Valorize cada encontro, cada pessoa, cada instante, cada situação. Valorize e viva intensamente este instante, o dia de hoje.Não importa quanto anos você já viveu e como chegou até aqui. O que passou já é passado. O que importa mesmo é deste instante pra frente.

E você sabe que tem todo o poder do mundo para ser o próprio ator, escritor e diretor de sua história, do seu filme, certo? Nunca mais perca nenhum segundo de sua vida.Seja corajoso, sempre! Assuma a sua vida! Vá em frente! Não desista de nada, de nenhum projeto, de nenhum sonho! Não desista de você, por favor!

É preciso descobrir que a lição que se encontra em cada experiência vivida é a força de compreender o seu próprio trabalho de auto-transformação. Aprenda logo a lição que uma experiência pode trazer ou o Universo continuará apresentando a mesma situação, de formas bem variadas, até que o aprendizado aconteça.

Perdoe a quem tiver que perdoar! Perdoe-se! Aprenda com os seus erros. Tem muita coisa para ser vivida, viu? E só por você. Jamais transfira isso a quem quer que seja. Você é o único e grande responsável por você mesmo, pela sua vida!
Continue se descobrindo e se for preciso se reinvente! Mas busque a cada dia aquela pessoa linda, vibrante, confiante, amiga, feliz que você está destinada a ser. Bom Dia! Bom Divertimento! Boa semana! Bom setembro! Fique com Deus! "Decida a ser feliz e assuma já todas as responsabilidades pelo que acontece com você"


Sabedoria dos Mestres:Colaboração de Luis Carlos Mazzini

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Semana da Pátria

07 de setembro de 1822



A independência do Brasil, enquanto processo histórico, se desenhou muito tempo antes do príncipe regente Dom Pedro I proclamar o fim dos nossos laços coloniais às margens do rio Ipiranga. De fato, para entendermos como o Brasil se tornou uma nação independente, devemos perceber como as transformações políticas, econômicas e sociais inauguradas com a chegada da família da Corte Lusitana ao país abriram espaço para a possibilidade da independência.

A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil foi episódio de grande importância para que possamos iniciar as justificativas da nossa independência. Ao pisar em solo brasileiro, Dom João VI tratou de cumprir os acordos firmados com a Inglaterra, que se comprometera em defender Portugal das tropas de Napoleão e escoltar a Corte Portuguesa ao litoral brasileiro. Por isso, mesmo antes de chegar à capital da colônia, o rei português realizou a abertura dos portos brasileiros às demais nações do mundo. Do ponto de vista econômico, essa medida pôde ser vista como um primeiro “grito de independência” onde a colônia brasileira não mais estaria atrelada ao monopólio comercial imposto pelo antigo pacto colonial. Com tal medida, os grandes produtores agrícolas e comerciantes nacionais puderam avolumar os seus negócios e viver um tempo de prosperidade material nunca antes experimentado em toda história colonial.


A liberdade já era sentida no bolso de nossas elites. Para fora do campo da economia, podemos salientar como a reforma urbanística feita por Dom João VI promoveu um embelezamento do Rio de Janeiro até então nunca antes vivida na capital da colônia, que deixou de ser uma simples zona de exploração para ser elevada à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves. Se a medida prestigiou os novos súditos tupiniquins, logo despertou a insatisfação dos portugueses que foram deixados à mercê da administração de Lorde Protetor do exército inglês. Essas medidas, tomadas até o ano de 1815, alimentaram um movimento de mudanças por parte das elites lusitanas, que se viam abandonadas por sua antiga autoridade política. Foi nesse contexto que uma revolução constitucionalista tomou conta dos quadros políticos portugueses em agosto de 1820.


A Revolução Liberal do Porto tinha como objetivo reestruturar a soberania política portuguesa por meio de uma reforma liberal que limitaria os poderes do rei e reconduziria o Brasil à condição de colônia. Os revolucionários lusitanos formaram uma espécie de Assembléia Nacional que ganhou o nome de “Cortes”. Nas Cortes, as principais figuras políticas lusitanas exigiam que o rei Dom João VI retornasse à terra natal para que o mesmo legitimasse as transformações políticas em andamento. Temendo perder sua autoridade real, D. João saiu do Brasil em 1821 e nomeou seu filho, Dom Pedro I, como príncipe regente do Brasil. A medida ainda foi acompanhada pelo rombo dos cofres brasileiros, o que deixou a nação em péssimas condições financeiras. Em meio às conturbações políticas que se viam contrárias às intenções políticas dos lusitanos, Dom Pedro I tratou de tomar medidas em favor da população tupiniquim. Entre suas primeiras medidas, o príncipe regente baixou os impostos e equiparou as autoridades militares nacionais às lusitanas. Naturalmente, tais ações desagradaram bastante as Cortes de Portugal. Mediante as claras intenções de Dom Pedro, as Cortes exigiram que o príncipe retornasse para Portugal e entregasse o Brasil ao controle de uma junta administrativa formada pelas Cortes.



A ameaça vinda de Portugal despertou a elite econômica brasileira para o risco que as benesses econômicas conquistadas ao longo do período joanino corriam. Dessa maneira, grandes fazendeiros e comerciantes passaram a defender a ascensão política de Dom Pedro I à líder da independência brasileira. No final de 1821, quando as pressões das Cortes atingiram sua força máxima, os defensores da independência organizaram um grande abaixo-assinado requerendo a permanência e Dom Pedro no Brasil. A demonstração de apoio dada foi retribuída quando, em 9 de janeiro de 1822, Dom Pedro I reafirmou sua permanência no conhecido Dia do Fico. A partir desse ato público, o príncipe regente assinalou qual era seu posicionamento político. Logo em seguida, Dom Pedro I incorporou figuras políticas pró-independência aos quadros administrativos de seu governo. Entre eles estavam José Bonifácio, grande conselheiro político de Dom Pedro e defensor de um processo de independência conservador guiado pelas mãos de um regime monárquico. Além disso, Dom Pedro I firmou uma resolução onde dizia que nenhuma ordem vinda de Portugal poderia ser adotada sem sua autorização prévia.


Essa última medida de Dom Pedro I tornou sua relação política com as Cortes praticamente insustentável. Em setembro de 1822, a assembléia lusitana enviou um novo documento para o Brasil exigindo o retorno do príncipe para Portugal sob a ameaça de invasão militar, caso a exigência não fosse imediatamente cumprida. Ao tomar conhecimento do documento, Dom Pedro I (que estava em viagem) declarou a independência do país no dia 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga.


Com todos patriotas, estamos comemorando a semana da pátria.




Aprenda a fazer os famosos cartuchos - São José do Alegre

A fúria da natureza - estragados da chuva ocorrido em 13 de julho de 2010

< embed src = " http://www.youtube.com/v/IITh1iwFy98&hl=pt&fs=1 " type = Aplicação / allowScriptAccess x -shockwave-flash = allowFullScreen " semper largura = " true = "425" height = " 344 " > < / object>

Chuva em São josé do Alegre/MG

Famosos Cartuchos da Festa de São José

Prato Fácil - Coração Crocante