sábado, 26 de abril de 2008

"26 DE ABRIL (SÁBADO)DIA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE PARA OS IDOSOS"

A 10ª Edição da Campanha Nacional de Vacinação do idoso contra o vírus influenza, agente responsável por gripes que podem causar internações em pessoas maiores de 60 anos começou ontém e vai até o dia 09 de maio e pretende imunizar pelo menos 1,4 milhão de pessoas em Minas Gerais.
Com o slogan " Não deixe a gripe derrubar você; vacine-se" a Secretaria Municipal de Saúde de São José do Alegre, através da vigilância epidemiológica da Unidade Básica " Maria Gonçalves Siqueira", entrou nessa luta também e esteve durante todo o dia de hoje (26/04/2008 - sábado) vacinando a população do município de São José do Alegre. Segundo a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, a campanha de vacinação do idoso, contra a gripe, pretende atingir esse ano o mínimo 80%, que é a meta da Secretaria Estadual de Saúde, para isto estará atendendo até o dia 09 de maio na UBS " Maria Gonçalves Siqueira.
A Secretaria Municipal de Saúde, afirma: " Não vai deixar ninguém
sem vacinar". Nesse sábado de campanha a equipe de Saúde de São José do Alegre trabalhou em revezamento, das 8:00 às 17:00, de forma a tender todas as pessoas com mais de 60 anos. Durante a semana até o dia 09/05 a equipe estará visitando as casas, de modo a atender a todos àqueles impossibilitados de visitarem a Unidade Básica de Saúde. Os idosos da zona rural não precisam se preocupar pois a equipe também estará disponibilizando profissionais para esses setores.
Durante a campanha, outras vacinas serão oferecidas, como contra a difteria e o tétano. "É importante que todos levem o cartão de vacina".
E LEMBRE-SE: A vacina contra a gripe diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos e leva duas semanas para produzir efeito. A vacina deve ser tomada todos os anos. O Ministério lembra que a vacina não causa gripe e só não podem tomá-la aqueles que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo, uma vez que o medicamento é produzido em embriões de galinha. No ano passado, o país superou a meta e vacinou 83% da população com mais de 60 anos, conquistando uma das melhores coberturas vacinais em todo o mundo. Estimativas de levantamentos internacionais indicam que a vacina contra a gripe provoca a redução da mortalidade em até 50% entre a população idosa.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Veja meu Slide Show!


"1ª MOSTRA ARTESANAL DE SÃO JOSÉ DO ALEGRE"



De um lado, silêncio, sensibilidade e sabedoria... Do outro, mãos que tecem, tricotam, trançam, pintam, costuram e realizam maravilhas. Em ambos, a criação de nossa gente, de nossa terra, que com variadas matérias-primas, tornam vivas a nossa memória. Foi assim que aconteceu no dia 16 de abril de 2008 ( quarta-feira) a realização da 1ª MOSTRA ARTESANAL DE SÃO JOSÉ DO ALEGRE. A demonstração foi um sucesso e a satisfação do público deixou evidente que a "nossa gente" tem talento de sobra.


"Uma noite de brilho, criação, talento e demonstração da capacidade de nossa gente, eis o que significou a "1ª MOSTRA ARTESANAL DE SÃO JOSÉ DO ALEGRE" Nem mesmo a chuva que caiu algumas horas antes do evento acontecer, atrapalhou o sucesso da noite. Muita gente compareceu e abrilhantou ainda mais o talento de nossos artesãos.

A 1ª MOSTRA ARTESANAL é uma oportunidade para dar visibilidade ao trabalho artesanal feito pela nossa terra, resgatando a arte genuinamente alegrense, valorizando e revelando a identidade de nosso povo para o Brasil e o mundo.

terça-feira, 15 de abril de 2008

"SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE JUNTAS NO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE"


Em meio à epidemia de dengue na cidade do Rio de Janeiro, muitas ações são apontadas para prevenir ou tratar a doença. Sendo assim, as Secretarias Municipais de Saúde e Educação em parceria com a Escola Municipal Coronel José Barbosa de Carvalho, Policia Militar, Unidade Básica de Saúde "Maria Gonçalves Siqueira", PSF ( Programa Saúde da Família) e Vigilância Epidemiológica realizaram hoje uma passeata pela cidade, distribuindo panfletos explicativos de forma a alertar a comunidade na luta contra o mosquuito da Dengue.

O QUE É A DENGUE?

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.


TIPOS DE DENGUE:


Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.

FORMAS DE APRESENTAÇÃO:

A dengue pode se apresentar – clinicamente - de quatro formas diferentes formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.


Alunos, Professores, Agentes do PSF, Enfermeiras da UBS, Policia Militar, Diretora e Secretários Municipais em passeata e concentração na Praça Nestor Daniel de Carvalho em frente a Prefeitura Municipal.

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL II


Em continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela ESCOLA MUNICIPAL CORONEL JOSÉ BARBOSA DE CARVALHO dentro do Projeto de Educação Patrimonial, a Escola Municipal se fez representar pelos alunos da turma "2", do 5º ano da professora Maria Aparecida Ferreira que compareceram ao Gabinete do Prefeito Municipal na última 6ª feira (11/04) para solicitar a restauração do Santo Cruzeiro ( um dos Patrimônios históricos de nosso município).


A visita dos alunos teve como objetivo a conclusão dos trabalhos desenvolvidos pelos mesmos, sobre o Patrimônio Histórico Cultural de São José do Alegre. A Coordenadora da Escola Municipal, Senhora Rosângela Maria Carvalho, se fez presente para registrar o acontecimento, acompanhada da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Senhora Rita Maria Carvalho Gonçalves. Após entregar a solicitação, ao senhor Prefeito Municipal, os alunos, Professora, Coordenadora e Secretária Municipal de Educação foram conhecer as dependências e os seus respectivos departamentos.


Alunos em visita à Galeria de Prefeitos no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.




sexta-feira, 11 de abril de 2008

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL



A Educação Patrimonial consiste em provocar situações de aprendizado sobre o processo cultural e seus produtos e manifestações, que despertem nos alunos o interesse em resolver questões significativas para a vida pessoal e coletiva. É isso que a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer vem realizando na Escola Municipal Coronel José Barbosa de Carvalho através do Projeto " EDUCAÇÃO PATRIMONIAL". Esse trabalho é imprescindível para a adequada proteção do patrimônio cultural. Trata-se de umtrabalho constante de cosncientização e envolvimento de todos os segmentos que compõem a comunidade, nos trabalhos de preservação dos marcos e manifestaçoes culturais, definindo conceitos, esclarecendo dúvidas, divulgando trabalhos e resultados dos trabalhos e o mais importante dividindo responsabilidades.




Através da Educação Patrimonial, o processo de ensino e aprendizagem pode ser dinamizado e ampliado, muito além do ambiente escolar onde toda a comunidade pode e deve estar envolvida. Pode tornar-se um instrumento a mais no processo de educação que colabore com o despertar de uma consciência critica e de responsabilidade para com a preservaçao do patrimônio - em toda a sua expressão .


sexta-feira, 4 de abril de 2008

GOVERNO DE MINAS INVESTE R$ 74 MILHÕES NA RECUPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE RODOVIAS ESTADUAIS NA REGIÃO DE ITAJUBÁ


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas ( Setop), autoriza a liberação de R$ 74 milhões destinados à recuperação de 553,32 quilômetros de rodovias estaduais, sob jurisdição do DER de Itajubá ( 19ª Coodenadoria do DER/MG). Serão beneficiados diretamente 33 municípios, dentre esses SÃO JOSÉ DO ALEGRE .

quarta-feira, 2 de abril de 2008

INCLUSÃO DIGITAL

O Ministério das Comunicações realizou no dia 13 de março, a solenidade para assinatura dos Termos de Doação de Telecentros Comunitários para munícipios da região Sul do Estado de Minas Gerais. O evento aconteceu na cidade de Alfenas.



O Governo Federal, por intermédio do Ministério das Comunicações, está excecutando o maior programa de inclusaõ digital já realizado na América Latina. Diversas ações estão sendo desenvolvidas simultaneamente com o objetivo de ampliar o acesso às mais modernas tecnologias de informação e comunicação, especialmente pela população de baixa renda. Um exemplo é a instalação de internet banda larga em todas as mais de 142 mil escolas públicas do país, meta que deverá ser atingida até o ano de 2010."Nossa meta é que nenhum municipio fique fora desse programa" enfatizou o ministro do Estado das Comunicações, Senador Hélio Costa.

terça-feira, 1 de abril de 2008

PSF - PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA JÁ ATUA NA CASA NOVA


Desde o dia 1º de março a equipe do PSF - Programa Saúde da Família já está atendendo em novo endereço, agora no Bairro Cruzeiro. O Programa Saúde da família em São José do Alegre está legitimado como um sistema de atenção básica e conta com um Médico, uma Enfermeira, uma Técnica em enfermagem ,quatro ACS ( Agentes Comunitárias de Saúde).





ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO NO PSF

Não é mentira não, mas desde o dia 1º de Abril o PSF - Programa de Saúde da Família já conta com Atendimento Fisioterapêutico quatro vezes por semana (2ª, 3ª e 5ª no horário das 13:00 às 17:00 e 4ª feira no horário dàs 8:00 às 17:00).




Aprenda a fazer os famosos cartuchos - São José do Alegre

A fúria da natureza - estragados da chuva ocorrido em 13 de julho de 2010

< embed src = " http://www.youtube.com/v/IITh1iwFy98&hl=pt&fs=1 " type = Aplicação / allowScriptAccess x -shockwave-flash = allowFullScreen " semper largura = " true = "425" height = " 344 " > < / object>

Chuva em São josé do Alegre/MG

Famosos Cartuchos da Festa de São José

Prato Fácil - Coração Crocante